Dental

borda do topo do site
Por 04/04/2012

Dente inflamado, nem brinque!

Por que se trata o canal? Para liminar um foco de infecção do seu organismo. Um dente cariado, aberto, quebrado, cheio de tártaro em volta ou aquele “caquinho” de raiz que sobrou e está lá na sua gengiva servem como meio de entrada de bactérias no seu corpo. Muitas vezes a infecção fica por ali mesmo, mas acontece (e não é assim tão raro) de uma bactéria que costuma viver apenas nas nossas bocas aparecer em outros lugares do nosso organismo, provocando grandes danos:

No coração: pessoas que possuem doenças cardíacas congênitas (ou não) têm mais risco de desenvolver uma infecção grave, a endocardite bacteriana. A endocardite é causada pela bactéria Streptococus viridans, que se instala em certas áreas do coração.

Nas articulações: quando certas bactérias bucais se disseminam pela corrente sanguínea e atingem as articulações, podem causar uma doença chamada reumatismo articular agudo (artrite séptica), que causa muita dor e restrição de movimentos.

Nos pulmões: embora seja menos frequente, bactérias aspiradas pela boca podem infeccionar os pulmões e a faringe, causando até pneumonia.

Nos rins: as bactérias bucais que chegam aos rins podem causar nefrite, que é inflamação dos rins. Essa condição, por sua vez, é a causadora de inúmeros outros problemas renais.

E como as bactérias chegam em partes diferentes do nosso corpo? Pegando uma carona na corrente sanguínea, já que o sangue circula pelo corpo todo.

Um dente contaminado por bactérias é uma bomba relógio pronta para explodir. Nunca subestime um dente “inflamado” / infeccionado, por mais que o problema pareça banal e que “dá pra deixar pra depois”. Já teve gente que morreu disso.

Higiene bucal não é frescura. É fundamental, diminui o número de bactérias ruins na sua boca e evita doenças. Aprenda a escovar os dentes!Não ache estranho quando o dentista medica você e marca a extração daquele seu dente dolorido para outro dia. Não é preguiça de trabalhar, não… muitas vezes é preciso controlar a infecção antes para que o procedimento não coloque sua vida em risco. Não pense que tratamentos de canal, restaurações e extrações só servem para fazer o dente parar de doer.

Fonte: Medo de dentista

Inserir novo comentário para "Dente inflamado, nem brinque! "

CAPTCHA Image