Dental

borda do topo do site
Por 11/04/2012

Dói colocar aparelho?

Taí uma dúvida recorrente de quem quer, pretende ou precisa usar aparelho ortodôntico.Para responder essa pergunta, é importante explicar primeiro como acontecem as coisas até o dia da instalação do aparelho ortodôntico, propriamente dito.

Primeiramente, você precisa fazer uma consulta com um dentista, e o dentista especialista nessa área se chama ortodontista. Nessa primeira consulta o ortodontista vai fazer uma avaliação preliminar do seu sorriso e da sua mordida. Assim, será possível dizer se você precisa usar aparelho.
Considerando que você precisa, o próximo passo é encaminhá-lo para fazer a documentação ortodôntica, que consiste nos exames necessários para planejar o seu tratamento (radiografias, fotos, cefalometria – que são as suas “medidas” – e modelos). Isso geralmente é feito em um laboratório de Radiologia Odontológica, e tem custo variável (depende do laboratório). Com os exames prontos e analisados pelo ortodontista, é hora de marcar o dia de, finalmente, colocar o seu aparelho.

Cada profissional gosta de trabalhar de uma determinada forma. Alguns montam o aparelho só na parte de cima, depois, em outro dia, só na parte de baixo e, em uma outra sessão, colocam as bandas, que são aqueles anéis metálicos que geralmente são encaixados nos primeiros molares. Mas isso varia. “Montar o aparelho” significa colar os bráquetes, aquelas pecinhas individuais, em cada dente. Os bráquetes não são todos iguais e também não podem ser colados em qualquer lugar do dentes… tem um lugar certo pra isso. 

E colar os bráquetes, dói? Não, nem um pouco. Eles são fixados nos dentes com uma resina. Depois de todos eles colados, o ortodontista coloca um fio ou arco metálico que passa por uma canaleta em todos os bráquetes e, finalmente, une os bráquetes ao arco com as famosas borrachinhas coloridas que os pacientes adoram.

Tá… então não dói! Até aqui não. A dor (um desconforto, na verdade) aparece quando o aparelho começa a movimentar os dentes… e isso leva algumas horas. Então, se você colocou o aparelho pela manhã, lembrará “com carinho” de seu ortodontista no começo da noite…  De qualquer forma, esse desconforto pode ser diminuído com o uso de analgésicos, que deverão ser prescritos pelo seu dentista.

Para colocar as bandas, há necessidade de separar um pouquinho os seus dentes de trás, senão não há espaço para encaixá-las. Para isso, usam-se separadores que podem ser metálicos ou elásticos, que devem ser colocados pelo menos uns 2 dias antes do dia da cimentação das bandas. Esses separadores costumam incomodar um pouco sim…

Outro problema de quem acabou de colocar aparelho são as feridinhas que podem aparecer na parte de dentro da bochecha pelo atrito dos bráquetes (principalmente daqueles que possuem ganchos) com a mucosa do paciente. Como a sua mucosa não está acostumada com esse atrito, pode machucar. Mas geralmente isso não dura muito tempo, e pode ser minimizado com o uso de algumas ceras odontológicas que você mesmo gruda nas regiões mais críticas (pontudas) de forma a proteger sua bochecha. Peça a tal cerinha ao ortodontista.
O desconforto inicial causado pelo aparelho ortodôntico deve levar uns 2 dias. Procure não comer nada muito duro, pra não doer e pra não quebrar o aparelho. Depois de mais ou menos 1 semana de sorriso metálico, você estará mais do que acostumado, e aí é vida normal… ou quase. Você vai precisar tomar cuidado com o que come (evitar alimentos duros e pegajosos) e caprichar na escovação. Se antes você achava que escovar os dentes era chato, agora vai ver que sua vida complicou! O que não vai faltar são lugares para parar todo tipo de sujeira… fique esperto! Escova de dentes convencional, escova de  dentes interdental, fio dental e passa-fio (uma espécie de agulhinha plástica que ajuda a passar o fio dental por baixo do arco do aparelho) serão sua companhia constante. Várias vezes ao dia.

Portanto, colocar aparelho não dói. Movimentar os dentes pode ser um pouco chato sim, mas é perfeitamente suportável. O importante nessa história toda é: se você escolheu um dentista no qual confia (e “preço” é um péssimo critério), não tem com o que se preocupar. É fazer a sua parte e esperar pelos resultados… seus dentes alinhados e sua mordida saudável. Vale a pena.

Fonte: Medo de dentista

Compartilhe:

0 comentários

Inserir novo comentário para "Dói colocar aparelho? "

CAPTCHA Image