5 dicas para fazer a gestão da clínica odontológica com eficiência!

30/11/2018

Quem é dono do próprio negócio sabe que um dos maiores desafios é que, além de exercer sua profissão, é preciso saber administrar a sua empresa. Fazer a gestão da clínica corretamente é parte fundamental do sucesso e da lucratividade do negócio.

Para ajudá-lo a lidar com esse importante aspecto do seu negócio, preparamos este guia com dicas para você. Continue a leitura e confira!

1. Invista em um software de gestão

Hoje em dia, a tecnologia permite que tarefas que antes eram muito complexas fiquem bem mais fáceis. Anotar seus gastos e ganhos é algo simples, mas que exige disciplina. Por isso, o software de gestão é o primeiro passo para fazer uma boa administração da sua clínica.

Há várias opções de software de gestão no mercado, com diferentes preços, e para vários tamanhos de negócio. Eles servem para fazer o fluxo de caixa e auxiliam muito na hora de passar os dados para o seu contador fazer os impostos, por exemplo.

2. Tenha uma cultura empresarial

Não importa qual o tamanho da sua empresa, é preciso reunir seus funcionários para estabelecer metas no curto, médio e longo prazo. É importante anotar todas as ideias e engajar os funcionários no objetivo do seu negócio.

Isso ajudará a definir quais gastos devem ser feitos como forma de investimento na melhora da clínica. Além disso, você conseguirá se organizar financeiramente para alcançar seus objetivos, pois terá mais foco no que deseja fazer futuramente.

3. Ofereça flexibilidade

Obviamente, todo profissional se preocupa em acabar prestando um serviço e não receber por ele. Por outro lado, é preciso oferecer formas facilitadas de pagamento para os pacientes.

Recomendamos que você ofereça desconto no pagamento à vista, para incentivar os pacientes a realizarem o pagamento rapidamente, e trabalhe com parcelamento no cartão de crédito.

Apesar de demorar um pouco mais para receber, é mais seguro do que contar com parcelamento por meio de depósito bancário. Evite aceitar cheques, pois eles correm o risco de não ser compensados.

4. Conte com relatórios

Fazer um relatório de lucratividade mensal, comparando com meses anteriores e fazendo projeções para o futuro, é uma ótima maneira de manter-se organizado na gestão empresarial e saber exatamente como está indo o seu negócio.

Se você for franqueado de uma rede de clínicas, essa tarefa ficará por conta da franquia. Mas você também pode utilizar um software de gestão para acompanhar diariamente os faturamentos.

5. Melhore o agendamento

Quando falamos de fazer a gestão da clínica, o importante não é só o cuidado com as finanças. A parte mais incômoda de ir ao dentista é precisar passar longos minutos no telefone para fazer o agendamento.

Procure permitir o agendamento online, ou, ao menos, invista em um software de agendamento para o consultório, no qual seja mais fácil e rápido para as atendentes informar aos clientes quais os horários disponíveis.

Implantar melhorias no funcionamento da clínica e organizar-se com as finanças são dois pontos fundamentais para fazer a gestão da clínica e ter mais prosperidade no seu negócio.

Se você gostou deste texto, que tal compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais?

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado