Ano novo, franquia nova: cinco motivos para começar o ano empreendendo

14/01/2019

Se o ano que passou foi promissor para o setor brasileiro de franquias, 2019 promete ser ainda melhor. Conforme o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, a expectativa é de que haja aumento no faturamento em relação a 2018. “Teremos algum tipo de recuperação econômica e o apetite de novos franqueados também vai aumentar”, comentou Friedheim.

Quem vai sair na frente, segundo o presidente da ABF, são os franqueados do setor de serviços, área que cresceu mais de 2,2% no ano passado. Dentro deste segmento, o destaque vai para franquias de estética, beleza, saúde e bem-estar. Um exemplo é a rede de clínicas odontológicas Dental Arte, com sede no Rio Grande do Sul. Logo na segunda semana do ano foi a realizada a inauguração da quinta clínica de Porto Alegre. Com a abertura do espaço, a Dental Arte se consolida como a maior rede odontológica presente na capital gaúcha.

Analistas financeiros acreditam que, no Brasil, o novo cenário político e econômico seja mais favorável, tanto para empreendedores quanto para clientes. A onda positiva é garantida pelos números do ano passado, divulgados pela ABF. Apenas nos seis primeiros meses, o setor cresceu 6,8% em comparação com o mesmo período de 2017.

Portanto, aqueles que pretendem se lançar no mundo das franquias devem ter em mente a importância do planejamento. Só assim é possível evitar empecilhos no caminho da realização do sonho de estar à frente do próprio negócio e colhendo bons frutos. Para ajudar os que estão em dúvida sobre investir ou não, abaixo estão cinco motivos para ingressar no mundo das franquias. Confira:

 

– Utilizar o nome de uma marca já estabelecida no mercado

Especialistas veem como uma manobra arriscada apostar na abertura de uma empresa, na qual ainda é necessário consolidar o próprio nome. Isso porque as chances são bem menores, tendo em vista a demora em fazer com que as pessoas conheçam o seu trabalho e competência. Quando você utiliza uma marca que já está no mercado há mais tempo, acaba atraindo o interesse de pessoas que já são fieis àquela marca.

 

– Investir em um negócio já testado

Abrir o próprio negócio, infelizmente, traz possibilidades prejuízos e, até mesmo, um fechamento precoce, devido à falta de lucro. Ao investir em uma franquia, no entanto, as chances de fracasso são reduzidas. O motivo é o fato de a marca já estar estabelecida no mercado e já contar com um modelo de negócio testado e de sucesso. É claro que, ainda assim, é necessário ter cuidado com a franquia, colocando-a em um local estratégico, em que haja boa visibilidade e não concorra com outra da mesma marca. Para essas e outras questões, a maioria das franqueadoras dá suporte, evitando qualquer dor de cabeça.

 

– Não precisar desenvolver um plano de negócio

Um dos maiores desafios em se assumir como empreendedor é ter conhecimentos técnicos e “feeling” para gerenciar o próprio negócio. Lidar com finanças, marketing, estrutura, e outros assuntos, acaba consumindo tempo e atenção de quem é dono de empresa. Aqueles que optam por uma franquia têm mais facilidade para tratar disso, porque há questões pré-definidas e a divulgação e as projeções de crescimento e estimativas de lucro, por exemplo, ficam a cargo da franqueadora. O negócio já está pronto, basta o empreendedor trabalhar dentro do padrão da marca.

 

– Contar com marketing de grande alcance

Mais do que não se preocupar com a divulgação do seu negócio, você se beneficia do marketing feito pela franqueadora. As estratégias abrangem muito mais do que sua região de atuação, gerando grande visibilidade para todas as unidades da rede e atraindo muitos clientes para sua franquia. Geralmente há um site único, bem como esquema de cores e uniforme padrão. Isso oferece mais praticidade para o franqueado, que já começa com a mesma reputação de toda a rede.

 

– Ter possibilidade de descontos para sua franquia

A maioria das franquias adquire materiais para todas as unidades, o que gera um volume muito grande e, consequentemente, bons descontos. Para atrair mais clientes, você pode repassar esse desconto recebido para o seu consumidor. Isso vai diferenciar o seu estabelecimento dos independentes, sem impactar nas suas finanças. Dessa maneira, você vai fidelizar o seu público, que indicará para os amigos e assim por diante.

 

Agora você já conhece algumas vantagens de abrir uma franquia. Lembre-se: é necessário escolher uma rede que seja bem avaliada pelos clientes, com um nome consolidado no mercado e que você se identifique. É preciso pesquisar todas as opções a fundo, procurando saber quais são as exigências da franqueadora, qual o investimento inicial para abrir uma franquia, qual a taxa de royalties cobrada mensalmente etc.

Se você está querendo investir em uma rede que está em plena expansão, a nossa dica é a Dental Arte. A empresa iniciou suas atividades em 2002 e em 17 anos de experiência no mercado odontológico conquistou um espaço de liderança no segmento. Hoje, são 19 unidades espalhadas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e mais de 700 mil pacientes atendidos.

 

A Dental Arte é notícia:

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado