Franquia odontológica: As 5 maiores vantagens de investir em uma

14/11/2018

Ultimamente, tem crescido o número de profissionais que optam por uma franquia odontológica quando decidem abrir o seu próprio negócio. E não é à toa, já que essa prática apresenta várias vantagens.

Se quer conhecer os principais benefícios de investir em uma franquia odontológica, este post é para você. Continue a leitura e confira a lista que nós preparamos!

1. Ter uma marca já estabelecida no mercado

Muitas pessoas abrem a própria clínica pouco após sair da faculdade; outras, quando já trabalharam no consultório de outro profissional e têm alguns clientes fidelizados. No entanto, em ambos os casos, abrir uma clínica com a sua própria marca é muito mais arriscado.

Isso porque as chances de consolidar seu nome e ter um bom número de pacientes por mês são bem menores, já que são poucos os que conhecem o seu trabalho e a sua competência.

Já quando você utiliza uma marca que está no mercado, acaba atraindo o interesse de pessoas que já são fiéis àquela marca. Veja um exemplo: imagine que você frequenta um McDonald’s que fica a 20 minutos da sua casa. Se uma nova lanchonete da franquia abrir na sua rua, você provavelmente passará a fazer suas refeições no novo estabelecimento, que é mais próximo.

Da mesma forma, ao abrir um consultório que é parte de uma franquia odontológica, muitos clientes que moram ou trabalham naquela região e já utilizam os serviços da franquia, automaticamente, passarão a marcar consultas na sua unidade.

2. Investir em um negócio já testado

Abrir o próprio negócio traz sempre uma possibilidade de ter prejuízos e, até mesmo, de precisar fechar as portas por falta de lucro. Essa realidade é ainda mais dura no atual momento de nosso país, que, pouco a pouco, recupera-se de uma grave crise econômica.

No entanto, investindo em uma franquia, as chances de fracasso são reduzidas; isso porque a marca não somente já está estabelecida no mercado, como também já conta com um modelo de negócio que foi testado e teve sucesso.

Obviamente, você precisará ter o cuidado de abrir a sua clínica franqueada em um local estratégico, em que haja boa visibilidade e a sua unidade não acabe competindo com outra da mesma franquia.

Tomando cuidados como esse, você não enfrentará muitos problemas, pois não precisará lidar sozinho com questões que geralmente trazem dor de cabeça aos empreendedores.

3. Não precisar desenvolver um plano de negócio

Um dos maiores desafios em ser um empreendedor é precisar, além de exercer a sua profissão, também gerenciar o seu negócio. Lidar com as finanças, com a divulgação dos seus serviços, planejar a estrutura do consultório e muitas outras tarefas acaba consumindo muito do tempo e da atenção de quem é dono da própria empresa.

No entanto, no caso das franquias, é muito mais fácil lidar com essas questões. Por exemplo, haverá uma estrutura pré-definida para a clínica, e o franqueado não precisa se preocupar com a própria divulgação.

Não é preciso se preocupar nem mesmo com projeções de crescimento e estimativas de lucro, pois tudo será gerenciado pela franqueadora. O negócio realmente já está pronto, basta você trabalhar para que a sua clínica tenha o mesmo padrão de qualidade de outras unidades da rede.

Os preços também são tabelados, o que significa que você não precisa se preocupar em oferecer um serviço por um valor baixo demais que lhe traga prejuízo, ou tão alto que não atraia os clientes.

4. Contar com marketing de grande alcance

Você não somente deixa de ter a preocupação com a divulgação da sua clínica, mas, pelo valor que você paga para utilizar o nome da franquia, já recebe incluso o benefício de tê-la divulgada.

Grandes franquias investem pesado em anúncios no transporte público e na internet, o que gera uma enorme visibilidade para todas as unidades da rede.

Até mesmo o site, o esquema de cores e o uniforme da sua clínica são pré-definidos, o que traz mais praticidade para você.

Para dar um toque mais exclusivo e pessoal ao atendimento, você pode gerenciar um perfil da sua unidade nas redes sociais, tendo o cuidado de tirar as dúvidas dos clientes e aproveitar para divulgar promoções e informações úteis.

Porém, fora isso, não será preciso preocupar-se com a divulgação da sua imagem ou dos seus serviços, pois, mesmo que a sua unidade seja nova no mercado, ela já começa com a reputação de toda a rede.

5. Possibilidade de descontos

A maioria das franquias adquire materiais de forma unificada para todas as unidades, portanto, o volume é muito grande. Isso significa que eles quase sempre sairão mais baratos.

Para atrair mais clientes, você pode repassar esse desconto recebido para o seu consumidor. Isso vai diferenciar a sua clínica, sem impactar nas suas finanças.

Isso contribui muito para a fidelização do seu público, que indicará para os amigos a sua clínica em específico. Ou seja, mesmo dentro daquela franquia de boa reputação, você terá destaque.

Como escolher a franquia?

Para beneficiar-se ao máximo das vantagens de abrir uma clínica franqueada, é fundamental que você tome alguns cuidados. O primeiro, claro, é escolher a franquia ideal.

Procure uma rede de franquias que seja bem avaliada pelos clientes, que tenha um nome consolidado no mercado, e tenha a ver com o seu trabalho — por exemplo, se você é cirurgião dentista, provavelmente não faz sentido ser franqueado de uma clínica de odontologia estética.

É preciso pesquisar as suas opções a fundo, procurando saber quais são as exigências da franqueadora, qual o investimento inicial para abrir a franquia, qual a taxa de royalties cobrada mensalmente, e outros aspectos técnicos.

Em geral, abrir uma franquia é uma ideia muito boa e que traz um crescimento mais rápido para a sua clínica. Mas, se você escolher uma rede que tem uma má reputação, terá o efeito contrário, e já vai começar o seu negócio com uma imagem negativa.

Agora que você já conhece as vantagens de investir em uma franquia odontológica, que tal abrir a sua? Se você está no sul do país, entre em contato conosco e conheça melhor o nosso modelo!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado