Atendimento humanizado: como fazer?

30/08/2021

A consulta ao Dentista pode ser um momento difícil para muitos pacientes. Isso porque, às vezes, existem traumas de infância, desconforto com os barulhos dos equipamentos e constrangimentos acerca da saúde bucal. Dessa forma, é essencial que o dentista saiba fazer um atendimento humanizado. Sane, portanto, todas as dúvidas do paciente. Deixe-o satisfeito com a atenção recebida.

Esse tipo de comportamento certamente irá se refletir em melhores resultados para o profissional e para a sua clínica de atuação, pois, assim, o paciente que se sente bem atendido e respeitado fica mais inclinado a retornar e a fechar procedimentos no local.

Para isso, existem algumas dicas que você pode seguir para realizar um atendimento humanizado e encantador. Leia este artigo até o final e confira!

O que é um atendimento humanizado?

Não adianta você e a sua clínica possuírem tecnologias de ponta e não usarem isso em favor do atendimento humanizado. No fim do dia, portanto, o que importa para o paciente é a forma como ele foi recebido. Se ele teve do dentista e dos atendentes da clínica um sorriso de conforto. Se ele sentiu confiança nos procedimentos que visam melhorar sua saúde bucal. E se ele teve a sensação de bem-estar no local.

Seja Gentil

Quando o paciente colocar os pés no consultório, ele estará analisando absolutamente tudo. Por isso, a primeira impressão precisa ser a melhor possível. Ao chamar o paciente  na recepção, o receba com um sorriso. E, quando possível, com um aperto de mãos.

Pergunte como ele está se sentindo. Acima de tudo, faça elogios ao progresso de seu tratamento odontológico, sempre com bom senso. Incentive-o a continuar cumprindo todas as etapas do tratamento.

Seja prestativo

Assim que ele entrar, ofereça um local para que ele possa acomodar sua bolsa ou utensílio. Caso seja necessária uma conversa a respeito de exames e procedimentos, ofereça um copo de água fresca. Se possível, coloque uma trilha sonora com músicas suaves no consultório, como MPB ou músicas acústicas.

Demonstre Empatia

É comum que o paciente sinta-se fragilizado por algum problema em sua saúde bucal. Por isso, escute tudo com atenção. E demonstre empatia com o sofrimento dele. Diga, portanto, o quanto você consegue entender o incômodo que ele deve estar sentindo e que, logo, tudo ficará melhor.

Transmita confiança e tranquilidade

Explique, acima de tudo, os processos detalhadamente. Além disso, abra espaço para que o paciente saiba o que você está fazendo ou fará. Explique a função dos equipamentos. Fale pacientemente e com confiança. Assim, ele se sentirá protegido e em boas mãos.

Mantenha contato após o atendimento

Mande ou peça para alguém da equipe mandar uma mensagem depois do atendimento. Pergunte se está tudo bem e se o paciente gostou do atendimento. Isso ajuda e muito na fidelização.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.