6 dicas imperdíveis para aumentar o lucro do consultório odontológico

24/01/2019

Aumentar o lucro do consultório é o objetivo de qualquer profissional, mas parece uma tarefa complexa. A verdade é que são necessários alguns cuidados que vão desde as finanças até a limpeza, passando, é claro, pela organização. Mas, com foco e boas táticas, é possível ter sucesso!

Quer saber quais são as principais táticas, dicas importantes e itens que não podem faltar no seu consultório para ele ser bem sucedido e lucrativo? Continue a leitura e confira o nosso guia completo!

1. Invista em uma franquia

A não ser que você já seja um profissional renomado, é difícil conseguir uma boa reputação em pouco tempo. Por isso, além de contar com a sua própria competência, você pode associar-se a uma marca já estabelecida no mercado.

Ser um franqueado é uma forma de aumentar o lucro do consultório, pois a franquia adquire materiais e investe em marketing por todas as unidades, o que também gera economia.

2. Reduza gastos

Para reduzir gastos, é importante controlar todas as saídas do consultório. Avalie quais gastos podem ser otimizados, quais podem ser cortados, e se há algum gasto que está consumindo uma quantidade desnecessária de dinheiro.

Até mesmo algumas medidas simples fazem a diferença, como substituir todas as lâmpadas do consultório por lâmpadas de LED, que são muito mais duradouras e econômicas.

3. Incentive o boca a boca

O marketing espontâneo feito pelos seus pacientes é a melhor forma de convencer novas pessoas a conhecerem seu consultório. Por isso, além de atendê-los muito bem para que eles queiram recomendar seu serviço, crie incentivos para isso.

Dar descontos para pacientes que trazem familiares e amigos é uma excelente forma de fidelizar os clientes que você já tem e atrair novos, o que certamente aumentará o lucro do consultório.

4. Invista na humanização

O atendimento humanizado consiste em atender cada paciente de forma personalizada e atenciosa, procurando resolver seus problemas da forma mais efetiva e fazer um acompanhamento adequado após os procedimentos.

Atender de forma humanizada faz com que o paciente se sinta tranquilo e valorizado, o que é especialmente importante num consultório odontológico, pois muitas pessoas têm medo de ir ao dentista.

5. Treine sua equipe

De nada adianta ser um excelente profissional e não contar com um bom atendimento nas demais etapas, não é mesmo? Por isso, recepcionista, assistentes e todos que trabalham com você devem ser preparados para lidar bem com qualquer situação.

Oferecer treinos e workshops para que o desempenho da sua equipe seja melhor é fundamental para garantir um atendimento excelente desde o agendamento até após a consulta.

6. Proporcione um bom ambiente

Um ambiente bonito, limpo e agradável é fundamental para manter seus clientes felizes e causar uma boa impressão naqueles que se consultarem pela primeira vez. Uma sala de espera confortável, com uma boa iluminação e bem ventilada, muitas vezes, é um diferencial. Ofereça água, café etc., e invista em uma decoração neutra, mas sem ser desinteressante.

A verdade é que é difícil aumentar seus lucros sem, primeiro, fazer um investimento financeiro, mas deve-se escolher bem em que investir. Não é necessário criar um ambiente de luxo — basta ter uma infraestrutura que seja agradável e funcional.

Agora que você já sabe como aumentar o lucro do consultório, que tal nos seguir no Facebook e acompanhar por lá todas as nossas novidades? Também estamos no YouTube e no Instagram!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado