Automatização de processos na clínica: qual é o impacto?

30/01/2020

O avanço das tecnologias é um processo já incorporado pelas clínicas odontológicas. Cada vez mais, há a digitalização dos procedimentos, visando otimizar a rotina do negócio. Tendo em vista a relevância do tema para o sucesso das empresas, elencamos alguns esclarecimentos sobre a automatização de processos na clínica. 

A automatização de processos na clínica é um dos reflexos da modernização dos estabelecimentos. Por consequência, isso gera traz diversos pontos positivos. Não deixe de conferir!

Qual o impacto da automatização de processos na clínica?

A automatização é o procedimento empenhado pelo negócio, no qual se faz a substituição gradual de tarefas que, antes, só poderiam ser desenvolvidas manualmente. Assim aplicam-se ferramentas e equipamentos tecnológicos que tornam simples e autônomas as atividades.

Os impactos dessa racionalização, portanto, podem ser percebidos de modo especial no tempo para a realização de operações, na agilização da rotina e na redução de custos.

Quais os benefícios proporcionados?

São diversas as vantagens relacionadas à automação na clínica. Confira algumas delas!

Economia

Uma das grandes vantagens da substituição de tarefas manuais é a redução de erros por parte da equipe. O reflexo dessa amenização, portanto, pode ser percebido na economia de recursos financeiros e humanos do consultório.

Produtividade

A produtividade também pode ser elevada com a automatização. Isso se justifica pelo fato de que as tarefas são otimizadas a partir da implementação de ferramentas tecnológicas. Isso reduz o tempo de trabalho da equipe com atividades meramente administrativas.

Segurança dos dados

A partir da automação, a clínica ainda poderá armazenar prontuários e informações importantes do cliente em ambientes virtuais. Isso traz mais segurança aos dados, os protege contra fatores naturais que possam deteriorá-los e evita o acesso indevido por terceiros.

Centralização e gerenciamento

A implementação de softwares e ferramentas tecnológicas assegura, do mesmo modo, a centralização das informações do negócio. Dessa forma, gestor pode gerenciá-las de maneira facilitada. Isso eleva o controle financeiro sobre as operações e auxilia a tomar decisões mais acertadas.

Como implementar a automatização de processos?

Para uma automação eficaz dos processos da clínica, vale seguir algumas dicas. Confira!

Treine a equipe

Para que a automatização de processos alcance os resultados esperados, é importante que toda a equipe esteja preparada para a transição. Nesse sentido, é indispensável a oferta de treinamento eficaz, principalmente para que o funcionário saiba manusear as novas ferramentas.

Emita laudos online

A implementação de equipamentos que permitem emitir laudos online também será importante para adaptar a clínica à nova lógica de gestão em odontologia. Desse modo, torna-se possível encaminhar documentos automaticamente, agilizar o processo de liberação e análise de exames e elevar a produtividade da equipe.

Automatize o cadastro de pacientes

A automação do cadastro de pacientes é fundamental. Afinal, isso facilita a busca por informações do e organiza dados importantes, como o número do telefone para a confirmação de consultas. Portanto, essa etapa será importante para fortalecer as políticas de captação e fidelização na clínica.

A automatização de processos é, sem dúvidas, de extrema importância. Isso porque, ela moderniza o negócio e eleva a produtividade. Assim, a empresa pode otimizar a rotina da equipe, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aprimorar o atendimento ao público.

Para que a implementação do projeto traga bons resultados, no entanto, é interessante elaborar um planejamento estratégico. Assim, o colaborador é preparado para que o processo de transição ocorra de forma natural e eficaz.

E então? Gostou das nossas dicas? Complete sua leitura e descubra como fazer a gestão de custos na odontologia

E, não deixe de nos seguir no Instagram e Facebook.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado