Como escolher a franquia ideal para o seu perfil?

21/08/2019

É comum surgirem dúvidas e inseguranças ao pensar sobre como escolher a franquia ideal para investir. Afinal, são diversos os fatores a serem avaliados para a garantia do sucesso do negócio. Dentre eles, a expectativa de retorno financeiro e a atratividade do empreendimento ao consumidor.

Buscando sanar essas dúvidas, elencamos algumas dicas de como optar por uma boa franquia. Não deixe de conferir!

Como escolher a franquia ideal?

Para escolher a franquia ideal, é indispensável definir o seu perfil empreendedor. Para isso, observarmos as habilidades, preferências e afinidades profissionais. Isso permitirá identificar, com maior precisão, a compatibilidade com o modo de operar da franqueadora escolhida. O autoconhecimento, portanto, será fundamental para a realização da análise.

Vale lembrar que essa assimilação de características pode, da mesma maneira, ser determinante para a projeção do sucesso da empresa. Afinal, a familiaridade com a franqueadora permite ao empreendedor construir um propósito em comum. Além disso, estimula o trabalho e a motivação profissional. 

Analise o mercado

Além do perfil, é importante levar em consideração as oportunidades do mercado e a viabilidade do negócio que se pretende empreender. Nessa etapa, é indispensável avaliar a realidade do segmento profissional. Para isso, precisa-se observar o cenário nacional e fazer projeção da lucratividade sobre o investimento realizado.

Da mesma forma, é fundamental observar o nível de concorrência do produto ou serviço oferecidos, principalmente na região em que se deseja estabelecer a franquia.

Essa análise, sem dúvidas, trará maior segurança ao empreendedor, que terá a exata dimensão dos riscos que enfrentará e também das possibilidades de crescimento do negócio.

Verifique a complexidade da franquia

A complexidade da franquia é, também, ponto importante a ser analisado pelo empreendedor. De acordo com o perfil, esse poderá optar por negócios de maior ou menor grau de dificuldade no que diz respeito ao modo de operar da franqueadora.

Há negócios, por exemplo, que já estão estabelecidos no mercado e, portanto, cultivam uma gestão empresarial padronizada que oferece pouco risco ao empreendedor.

Em contrapartida, há marcas novas e mais instáveis. Essas, no entanto, exigem maior conhecimento e criatividade do gestor para administrar a organização e elevar a competitividade da empresa.

Converse com outros franqueados

Conversar com outros franqueados pode ser uma ótima forma de descobrir detalhes sobre a marca e seu modo de operação. Além disso, a prática constitui uma importante ferramenta para avaliar o nível de satisfação dos empreendedores em relação à franqueadora.

Portanto, dialogue com antigos e atuais franqueados, buscando compreender sua relação com a marca, os problemas recorrentes e as perspectivas de desenvolvimento do negócio.

Escolher a franquia ideal é, quase sempre, motivo de incertezas e dúvidas. Isso porque são diversas as análises importantes a serem feitas para verificar se a franqueadora tem afinidade com o perfil do empreendedor e se a marca oferece perspectiva de retorno financeiro.

É consenso, no entanto, que investir em uma franquia pode oferecer inúmeros benefícios ao gestor e ser a chave para o desenvolvimento do negócio no mercado.

E então? Gostou das nossas dicas sobre a escolha da franquia ideal? Para ficar por dentro das novidades e não perder nenhum conteúdo postado, siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram).