Balanço patrimonial: saiba como fazer

13/01/2020

De maneira resumida, o balanço patrimonial é o reconhecimento dos ativos e passivos da empresa. Trata-se de um levantamento eficaz, pois avalia a situação econômica da instituição. Além disso, verifica se o fluxo de caixa atende às expectativas do negócio. Saber como fazer balanço patrimonial, portanto, é fundamental para guiar as decisões estratégicas pelo gestor e prevenir ou sanar problemas financeiros.

Tendo em vista a importância do documento para o sucesso do empreendimento no mercado, elencamos alguns passos indispensáveis para concluí-lo. Confira!

Determine o período do balanço patrimonial

O balanço patrimonial é sempre analisado dentro de um período de tempo previamente determinado. O primeiro passo para fazê-lo, portanto, é delimitar o espaço temporal. Via de regra, o levantamento contábil é concluído anualmente.

Assim, a contabilidade do negócio se mantém sólida. Além disso, o gestor consegue comparar as oscilações entre períodos de maneira eficaz. É possível, no entanto, determinar o levantamento semestral ou trimestral.

Faça o levantamento do ativo da empresa

Posteriormente, será necessário iniciar o levantamento de dados. Deve-se começar pelos ativos da empresa. Nessa etapa, é indispensável verificar todos os bens, direitos e aplicações de recursos geridos pelo negócio.

Nessa categoria, estão compreendidos o saldo bancário, o estoque e as patentes, por exemplo. A ideia é que o gestor tenha a dimensão exata do montante patrimonial que gera ou pode gerar benefícios econômicos à instituição.

Faça o levantamento do passivo da empresa

Depois de fazer o levantamento do ativo, é hora de verificar todas as obrigações às quais a empresa está vinculada. Por exemplo, é preciso ter ciência dos impostos e encargos trabalhistas a serem depositados.

Entende-se como passivo o montante de recursos que, de alguma maneira, é ou será destinado a terceiros como forma de liquidação de contas e de custos necessários para que o negócio continue funcionando.

Faça o levantamento do patrimônio líquido

O patrimônio líquido nada mais é do que a diferença encontrada entre o ativo e o passivo. Subtraindo valores nessa equação, o gestor pode compreender o cenário da empresa. Também é possível verificar a quantidade de recursos disponíveis.

Com essa informação em mãos, torna-se mais fácil melhorar a gestão do negócio e identificar se ele tem se mantido sustentável e financeiramente saudável no mercado.

Some todos os elementos do balanço patrimonial

O último passo para saber como fazer balanço patrimonial, é considerar todos os elementos da operação. Para concluir o documento, será necessário fazer a soma do ativo, do passivo e do patrimônio líquido encontrado.

A partir daí, a instituição terá em mãos um relatório completo para guiar a administração das finanças. Assim, pode tomar melhores decisões em relação à saúde econômica do negócio.

Saber como fazer balanço patrimonial é de extrema importância para a manutenção da empresa no mercado. Afinal, o documento permite avaliar a boa administração pelos gestores em relação aos bens do negócio. Se falhas forem identificadas, por exemplo, é possível repensar estratégias, melhorar a gestão e reavaliar o plano de ação.

É por esse motivo, inclusive, que se torna indispensável manter atualizado o balanço, elaborando-o periodicamente. Isso permitirá acompanhar o desempenho da empresa ao longo dos anos.

E então? Gostou das nossas dicas sobre como fazer balanço patrimonial? Comente e compartilhe conosco a sua experiência!

Siga-nos no Facebook e Instagram.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado

Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

Seus dados estão seguros conosco.