Como otimizar o agendamento de consultas na clínica?

06/02/2019

Agendar uma consulta odontológica pode ser considerada uma tarefa chata. Por isso, um diferencial para o seu consultório pode ser tornar esse momento mais prático para seus pacientes. Há várias formas de fazer isso e ainda otimizar a sua agenda.

Quer saber como implementar melhorias no agendamento de consultas e deixar seus clientes ainda mais satisfeitos? É só continuar a leitura e conferir as nossas dicas!

Tenha uma agenda online

Hoje em dia, tudo que pode ser feito online é preferível que seja feito online. Ligar para fazer um agendamento pode causar aborrecimentos para o paciente, além de ocupar seus funcionários da recepção ou do atendimento.

Não precisa fazer nenhum grande investimento, como ter um aplicativo próprio. Aposte em um site simples e intuitivo, em que o cliente tenha acesso aos horários de atendimento e um chat via WhatsApp.

Crie uma lista de espera digital

A lista de espera digital é uma opção muito interessante, pois permite que sejam feitos encaixes quando um paciente cancelar. Dessa forma, outro paciente poderá aproveitar o horário vago e você não deixa de lucrar.

Para isso, basta inserir uma opção de entrar na fila de espera em seu site. Dependendo do serviço que você contratou para o agendamento online, o próprio sistema se encarregará de entrar em contato por e-mail e SMS com o paciente para avisá-lo do atendimento antecipado.

Use um sistema de confirmação

Fazer a confirmação da consulta é muito importante. Assim, é possível garantir que o paciente apareça no dia e horário corretos. Afinal, é comum que uma consulta que foi marcada há uma ou mais semanas acabe ficando esquecida.

Uma saída é pedir confirmação por SMS ou ligar para lembrá-lo do compromisso. Isso ajuda muito a reduzir o no show e, consequentemente, os prejuízos e a necessidade de reagendamento.

Monitore o tempo do atendimento

Saber qual o tempo médio do seu atendimento é importante para otimizar sua agenda. Por exemplo, se você marca uma consulta por hora, mas gasta, em média, meia hora atendendo cada paciente, pode disponibilizar horários a cada 45 minutos.

Deixe uma margem para que o próximo paciente não espere demais, mas também não deixe muito tempo ocioso entre cada atendimento.

Peça informações do procedimento no agendamento

Alguns serviços odontológicos são mais rápidos que outros. Exemplo disso é a manutenção mensal do aparelho dentário, que é bem mais simples do que pequenas cirurgias, como a extração de siso.

Para evitar que o tempo da consulta seja calculado errado, verifique qual o objetivo de cada paciente e faça os ajustes necessários na sua agenda.

Lembre-se de que a otimização do atendimento não é só uma questão de organização interna. É também respeito com os pacientes e com a equipe. Afinal, o tempo de todos será melhor aproveitado.

Proporcionar um bom agendamento de consultas na clínica é uma importante forma de ter maior rotatividade de pacientes, aumentar a satisfação dos clientes e melhorar os lucros, pois sua equipe trabalhará de maneira mais eficaz.

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