Consultório ou clínica de primeira: Confira o que não pode faltar na sua Checklist

30/09/2021

Ter um consultório exige dedicação e comprometimento por parte do dentista e de toda a equipe envolvida na gestão do negócio. Além disso, existem algumas atitudes e iniciativas que você pode tomar para ter a certeza de que a sua clínica está em um bom caminho para atingir o sucesso. Uma delas é seguir à risca uma Checklist construído especificamente para este objetivo. Para saber o que você precisa ter na sua administração, leia este material que preparamos para você até o final.

O que é uma Checklist?

Uma Checklist é como uma lista de tarefas, com a diferença de que serve para te orientar no bom desempenho da sua clínica. Assim, você vai marcando tudo aquilo que está fazendo e tudo aquilo que ainda precisa fazer para cumprir todos os requisitos mínimos que levam ao sucesso.

A seguir, vamos enumerar uma série de atitudes que você deve marcar na sua Checklist para tentar cumprir sempre que necessitar.

Item 1 da Checklist: Usar ferramentas tecnológicas

Usar celular, sistemas, ferramentas e redes a seu favor. No mundo de hoje, é essencial saber lidar com essas tecnologias e aplicar seus benefícios no dia a dia. Por isso, considere utilizar aplicativos para gerir seu tempo e tarefas e para criar engajamento. 

Confira algumas dicas de ferramentas para melhorar a sua rotina.

Trello – O Trello é ótimo para organizar tarefas e projetos. A ferramenta permite enviar lembretes, fazer comentários, utilizar marcados e outros recursos.

TomatoTimers – Este app é perfeito para gerenciar o tempo. Ele é baseado no método Pomodoro, em que você foca 25 minutos completamente em uma tarefa e depois descansa 5. Quanto maior for o tempo dedicado a uma tarefa, maior deve ser o tempo de descanso, necessário para ser produtivo.

Evernote – É um bloco de notas universal. Nele você consegue escrever ideias, fazer a Checklist e até digitalizar documentos.

Item 2 da Checklist: controlar o fluxo de caixa

Ter noção de tudo que acontece quando o assunto é finanças é essencial, tanto na vida financeira pessoal quanto da sua empresa. Alias, aqui vai uma dica valiosa: nunca misture as suas contas com as da clínica. O seu dinheiro é seu, mas o da clínica não. Isso porque, caso o contrário, confusões podem acontecer e você pode perder o controle daquilo que entra e daquilo que sai do seu caixa.

Vale lembrar que essa tarefa não é secundária em um consultório ou clínica odontológica. É essencial. Muitas pessoas, no entanto, acabam deixando o controle de caixa para depois.

Se esse é o seu caso, trate de mudar este hábito agora! Sem o controle você não sabe se os retornos financeiros estão dentro do esperando ou se está operando no prejuízo. A prática ideal é registrar diariamente toda e qualquer movimentação financeira que ocorra, mesmo que a quantia seja pequena.

Item 3 da Checklist: Fazer um planejamento e uma reserva

Você já controla bem seu fluxo de caixa? Então, é hora de outro ponto importante na Checklist: a construção de uma reserva, porque, certamente, em algum momento, sua empresa passará por algumas turbulências. Sendo assim, esteja preparado. Pense na reserva como algo necessário e não como algo que você faz quando “sobra”.

Além disso, somente um planejamento com desejo de lucro crescente é capaz de fazer com que a empresa alcance metas cada vez mais altas e atinja sustentabilidade. Porém, só as metas não são o suficiente. É necessário que você estipule um tempo para alcança-las.

Caso você não esteja conseguindo atingir as metas, você precisa repensar a situação: Isso porque, ou você estipulou uma meta muito alta, ou algo está dando errado no processo.

Item 4 da Checklist: Manter o consultório limpo e cuidar da segurança dos pacientes

Em um consultório Odontológico, a assepsia é o básico da Checklist. Você lida com a saúde das pessoas e precisa preservar a segurança de todos os pacientes. Assim, organize-se para manter os equipamentos esterilizados e os consultórios limpos, bem como os banheiros.

Cuide para que todos os utensílios necessários para um bom atendimento estejam em perfeito estado, pois se estiverem muito velhos, isso pode colocar a segurança de dentistas e de pacientes em risco.

Item 5 da Checklist: Fique atendo à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Com a digitalização dos dados dos pacientes, você é o grande responsável por preservar a privacidade das informações.

Não descuide, portanto, do local onde se encontram armazenado os detalhes sobre a vida e o procedimento realizado pelo paciente. Invista em antivírus e bons sistemas de firewall.  

Item 6 da Checklist: tenha uma recepção completa

A recepção é o primeiro contato do paciente com o consultório ou com a clínica, por isso, ela precisa ser confortável e aconchegante. Tenha sempre água ou café disponíveis, além de cadeiras confortáveis e limpas.

Se possível, disponibilize canais de televisão com áudio descrição ou uma Playlist suave ao fundo. Assim, o paciente fica mais tranquilo enquanto espera atendimento. Tenha revistas e jornais atualizados, além de Wi-fi, já que neste momento, o paciente pode apresentar alguma ansiedade por não ter o que fazer. Lembre-se, ele pode estar com algum problema mais grave ou sentindo-se fragilizado por algum problema em sua saúde bucal.

Item 7 da Checklist: Procure formas de engajar seu paciente

Engajar seus pacientes é essencial para divulgar seu nome ou a marca da sua clínica. Assim, procure formas de manter um vínculo com eles. Isso pode ser feito de diferentes formas, como mandando mensagens, pedindo avaliações e se mantendo presente nas redes sociais.

Da mesma forma, mande mensagens de aniversário ou em datas especiais, para lembrar que suas relações não são apenas comerciais. Sempre que puder, ofereça brindes e faça pesquisas de avaliação.

Assim, você consegue saber tudo que está dando certo e o que ainda precisa mudar. Não tenha medo das críticas, elas são importantes para que você possa crescer e amadurecer ainda mais a sua clínica.

Para ter uma clínica de sucesso,  portanto, você precisa seguir alguns passos e etapas. Assim, concluindo a Checklist estipulado é bem provável que você atinja suas metas muito mais rapidamente. Na Dental Arte, você conta com um suporte incrível para todas essas áreas. Seja um franqueado!

 

 

 

 

 

 

 

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.