Controle financeiro em consultório odontológico: confira nossas dicas

28/08/2019

O controle financeiro em consultório odontológico é indispensável para o sucesso do negócio. Afinal, o monitoramento dos recursos é o que garante o aumento da lucratividade. Além disso, é fundamental para controlar a saúde financeira da instituição e o seu crescimento sustentável no mercado.

Tendo em vista a importância do controle sobre as finanças em qualquer organização, elencamos algumas dicas para fazê-lo de maneira eficiente no consultório odontológico. Não deixe de conferir!

Registre entradas e saídas 

A dica pode parecer simples, no entanto, muitos gestores perdem o controle sobre as finanças justamente por deixarem de anotar pequenos gastos ou receitas do consultório.

Portanto, crie o hábito de contabilizar todas as transações, desde as menores até as mais significativas. Essa prática é fundamental para organizar as despesas, controlar os gastos e averiguar os valores recebidos na clínica.

Vale lembrar que esses registros são ferramentas importantes para avaliar a distribuição de recursos na organização e promover ações estratégicas para retomar a saúde financeira do negócio.

Administre prazos de pagamento

O controle financeiro em consultório odontológico também passa pela criação de políticas para evitar a inadimplência, tanto da clínica em relação a outras instituições quanto dos pacientes do consultório.

É comum, por exemplo, que alguns clientes atrasem o pagamento de contas constituídas. Para evitar que a situação financeira da empresa seja prejudicada por situações como essa, adote boas práticas de cobrança.

Da mesma forma, firme contratos com cláusulas penalizantes, monitore valores a serem recebidos e controle prazos para o adimplemento. Sem dúvidas, essas medidas contribuirão para o controle dos recursos e para a sustentabilidade da instituição.

Tenha um sistema de gestão

Os sistemas de gestão são ótimos aliados para o controle das finanças. Por meio deles, o gestor pode lançar dados e organizá-los de maneira prática e segura.

Há ferramentas disponíveis no mercado que, inclusive, permitem emitir relatórios importantes a partir dos registros efetuados.

Além de facilitarem a rotina de monitoramento, portanto, alguns softwares para clínica odontológica também auxiliam na tomada de decisão estratégica pelo gestor, uma vez que oferecem recursos que facilitam a análise da situação financeira do negócio.

Analise os dados financeiros

De nada adiantaria contar com ferramentas que viabilizam a coleta de dados financeiros se esses não fossem estudados pelo gestor. Uma análise aprofundada das informações permite compreender o cenário financeiro da clínica e perceber desequilíbrios nas contas.

Essas verificações, por sua vez, possibilitam prever crises financeiras e elaborar medidas importantes para conter falhas e retomar a sustentabilidade do consultório odontológico.

Fazer o controle financeiro em consultório odontológico é indispensável para o crescimento sustentável do negócio no mercado. O monitoramento das contas, no entanto, nem sempre é tarefa fácil. Nesse sentido, investir em uma franquia odontológica pode trazer inúmeros benefícios no que diz respeito à administração das finanças da empresa. Afinal, após a abertura da clínica, a marca fica responsável por oferecer todo o suporte necessário para que o setor financeiro da franqueada alcance bons resultados.

E então? Gostou das nossas dicas? Compartilhe e comente conosco a sua experiência sobre o tema!