Dentista empreendedor: confira dez livros para o sucesso

14/09/2021

Os livros são ótimas fontes de conhecimento. Graças a eles, portanto, podemos entender o que leva tanta gente a fazer sucesso no mundo dos negócios através de biografias ou dicas práticas de empreendedorismo. Além disso, com os livros aprendemos sobre assuntos que, aparentemente, não tem ligação com a nossa profissão, mas que podem nos auxiliar no dia a dia, como, por exemplo, livros que nos mostrem formas de se organizar ou de focar em nossos objetivos. Assim, para um dentista empreendedor, a leitura é fundamental.

Logo, pensando em auxiliar os dentistas que estão nessa jornada do empreendedorismo, separamos dez livros obrigatórios que não podem faltar na estante. Entre as áreas de estudo estão, portanto, a odontologia, a organização e as iniciativas que fazem qualquer empreendedor alcançar o sucesso e driblar os momentos de crise.

O mais importante, acima de tudo, é encarar a leitura não apenas como um estudo, mas como um prazer e diversão. Assim, você adquire sabedoria para o seu negócio e ainda aproveita para relaxar e descontrair em momentos de lazer.

DEZ LIVROS PARA SE TORNAR UM DENTISTA EMPREENDEDOR DE SUCESSO

É sempre bom lembrar que, além das nossas dicas, você deve incorporar o hábito de leitura na sua vida. Não se esqueça de, sempre que puder, ler sem ter necessariamente a carreira como foco. Em resumo, leia de tudo. Romances, contos, receitas, biografias, guias. Em cada gênero, você sempre poderá tirar algum aprendizado.

Livro 1: Se Disney administrasse o seu Hospital

Para começar, nada melhor do que trazer este título. Isso porque o autor, Fred Lee, compara o modelo de negócio de um hospital com o parque da Disney. Segundo ele, da mesma forma que a Disney encanta seus frequentadores, um hospital deve fazer o mesmo. E ainda mais, já que muitas pessoas se encontram fragilizadas.

Isso também pode ser aplicado no ramo da Odontologia. Você precisa, dessa forma, encantar o paciente e fazer com que ele se sinta acolhido, tendo uma experiência agradável.

Livro 2: O Poder do Hábito

O Poder do Hábito, do escritor Charles Duhigg, fez muito sucesso recentemente. Neste livro, o autor mostra como é possível perceber os hábitos da vida contemporânea e mudá-los ou usá-los a seu favor no mundo dos negócios e nas relações interpessoais.

Livro 3: Marketing e venda para Dentistas

Esse é direto ao ponto. Hoje em dia, como resultado da tecnologia, para ser um dentista empreendedor, você precisa saber vender. O Marketing é a área que contempla essa necessidade e se faz crucial para o seu dia a dia profissional.  A ideia do livro (de Heloisa Borges) é apresentar a visão essencial a quem quer ampliar seus consultórios e atingir metas financeiras.

Confira aqui dicas de Marketing Digital

Livro 4: Como conversar com qualquer pessoa

Quem lida com o público, sabe: tem que ter jogo de cintura. Nesta obra, o autor Leil Lowndes discorre sobre a necessidade de saber se comunicar com todo mundo. Isso porque, só assim, é possível evoluir na vida profissional. É necessário construir pontes com os seus colegas de equipe e também com os pacientes.

Ao longo do exemplar, o autor oferece 92 truques para conversar com absolutamente qualquer pessoa. Você pode aproveitar as dicas para entender como chegar mais próximo daquele paciente “mais fechado”.

Livro 5: O Monge e o executivo

Este livro (de James C. Hunter) de sucesso é muito importante para gestores. Hoje em dia, o espírito de liderança é muito mais relevante do que a simples hierarquia. O autor conta a história de um executivo que foi passar um tempo em um mosteiro cristão, tentando se reencontrar na vida e buscando o sentido das coisas. Em resumo, ele descobriu que liderar é muito melhor do que mandar.

Livro 6: A Mágica da Arrumação

A Mágica da Arrumação é um livro para vida. Ele serve, deste modo, para que você o aplique no trabalho, mas também na sua vida pessoal, como em sua casa e em seus projetos de vida.

Marie Kondo nos ensina que a organização de um ambiente doméstico é primordial para nossa evolução como empreendedor. Quando você assume essa identidade, terá que saber priorizar ações, selecionar caminhos e simplificar o seu dia a dia.

Livro 7: Zero a Um

Este um livro é para olhar para onde ninguém está olhando. Ele é fundamental e prioriza a inovação em empresas, franquias e ambientes de startups. Peter Thiel, que é fundador do Paypal compartilha ideias para a construção de coisas novas no seu negócio.

Não adianta de nada criar um negócio para competir com quem já está consolidado no mercado, é preciso, com toda a certeza, fazer diferente e olhar para onde ninguém olha.

Livro 8: As armas da persuasão

A persuasão é crucial para vender o seu negócio. Por isso, nada melhor do que aprender quais gatilhos mentais fazem as pessoas quererem comprar algo. No caso dos dentistas, você não vende um produto, mas uma mudança de vida, um sorriso lindo. E isso precisa ser um grande gatilho.

Outra temática nesse livro de Robert Cialdini é a relevância dos temas que envolvem a atenção das pessoas por meio de estímulos e artimanhas que prendem a atenção dos seres humanos.

Livro 9: Rápido e Devagar

As duas formas do pensamento humano, segundo Daniel Kahneman, são o rápido e devagar. Ambas são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. É que é preciso agir no impulso algumas vezes, tomar iniciativa. No entanto, deliberar sobre algo também é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio.

Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros. Essas dicas são, acima de tudo, essenciais para um dentista empreendedor.

Livro 10: O Anti Frágil: coisas que se beneficiam do caos

Por fim, O Anti-frágil revela como prosperar em um mundo de incertezas. Em Antifrágil, o autor confere um novo conceito à incerteza, tornando-a desejável e até mesmo necessária.

Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. O que Nassim Taleb identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer.

Com essas dicas, com toda a certeza, você está mais perto de ser um dentista empreendedor de sucesso!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.