Empreendedorismo na crise: dicas para sair do vermelho

07/07/2020

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, diversos empresários começaram a ter dificuldade para manter o faturamento dos seus negócios. Afinal, todos os estados brasileiros adotaram medidas de isolamento social e de fechamento de setores, o que acarretou na diminuição das vendas e contratações de produtos e serviços. Assim, manter o empreendedorismo na crise se torna fundamental para definir o futuro do negócio.

Adaptação ao novo cenário e a importância de manter o empreendedorismo na crise

Sabe-se o quanto é difícil investir em ações de expansão e crescimento durante uma crise tão acentuada como a que vive o país. Todos os setores do mercado acabaram por sentir, em menor ou maior escala, as consequências da pandemia.

Porém, é importante centralizar as ideias neste momento e elaborar planejamentos. Afinal, uma das garantias para que o negócio siga funcionando é de que todos estejam bem. Para isso, as recomendações do Ministério da Saúde devem ser seguidas à risca e, ainda, podem ajudar o empreendedor neste momento difícil:

Home Office

Com o fechamento de lojas, consultórios e demais negócios, o Home Office se tornou uma opção. Com isso, é possível economizar com o pagamento de Vale Transporte, por exemplo. Porém, é importante entender os direitos e deveres de cada uma das partes. Assim, evitam-se problemas futuros.

Invista em canais de comunicação alternativos

Manter contato com seus clientes é fundamental. Caso você faça parte de um dos serviços categorizados como essenciais, lembre-os de que está funcionando. E o mais importante: que está respeitando as orientações de distanciamento social, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel em seu ambiente de trabalho.

Caso esteja fechado, não deixe de informar outras formas de contato, atualizações sobre a abertura do negócio e também com perguntas mais simples, que envolvem a saúde do seu cliente. Afinal, manter o relacionamento entre vocês pode ser uma ótima forma de estimular o relacionamento após a pandemia.

Use e abuse do Facebook, Google Meet, Instagram, WhatsApp e Telegram, por exemplo. Essas plataformas permitem uma série de customizações e facilidades aos negócios.

Estimule o pagamento antecipado por meios digitais

Canais como PagSeguro, PayPal, PicPay, entre outros, facilitam o pagamento on-line. Que tal oferecer alguma condição especial para quem fechar uma compra durante esse período? Dê a opção de marcar o serviço e a retirada para quando a Prefeitura ou Governo do município ou estado permitir a reabertura do negócio.

Outra alternativa é investir no delivery para garantir a entrega de produtos, assim diminuindo a quantidade de pessoas envolvidas na operação.

Negocie com fornecedores

Tem boletos para vencer ou dívidas a honrar neste período? Confira com seus fornecedores se eles estão disponibilizando alguma condição de pagamento especial durante a pandemia. Assim, você mantém em dia seus compromissos sem comprometer o orçamento disponível. Portanto, todo mundo sai ganhando!

Conheça linhas de crédito para enfrentamento da pandemia

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vem monitorando as notícias e as ações das Instituições Financeiras em todo país, a fim de trazer informações relevantes para o enfrentamento dos efeitos da crise. Para isso, criaram um documento que reúne as principais linhas de crédito criadas para que os empresários consultem e mantenham o empreendedorismo na crise em alta!

Para conferir os principais bancos, taxas de juros e demais dados para a contratação dos empréstimos, basta clicar aqui!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado

Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

Seus dados estão seguros conosco.