Equipamentos odontológicos: quais são indispensáveis para um consultório?

03/04/2019

Antes de abrir uma clínica, é importante adquirir pelo menos alguns equipamentos odontológicos. Claro que há itens que você pode comprar com o tempo. Outros, no entanto, são indispensáveis desde o início do seu trabalho.

Quer saber quais equipamentos odontológicos são indispensáveis e aprender mais sobre o assunto? É só continuar a leitura e conferir o guia que nós preparamos para você!

Cadeira odontológica

A cadeira odontológica é um dos equipamentos odontológicos mais básico de todos. É nela que você atenderá o paciente. Prefira os modelos que já vêm com a luz de LED acoplada. A iluminação é essencial para visualizar com clareza o trabalho a ser realizado.

Há várias marcas de cadeira odontológica no mercado. Por isso, é importante redobrar a atenção na hora de fazer sua escolha. Opte por um modelo de qualidade, que seja ergonômico e adequado ao espaço que você tem disponível.

Autoclave

A autoclave é fundamental para garantir a biossegurança do seu consultório. Esse é o aparelho que esteriliza suas ferramentas. Há autoclaves de vários tamanhos e capacidades. Quando for escolher, pense no número de profissionais que atendem no mesmo lugar.

Não é recomendável utilizar estufa em vez de autoclave. O motivo é que este é um equipamento ultrapassado, que necessita de um longo tempo para eliminar os micróbios.

Fotopolimerizador

O fotopolimerizador é um dos equipamentos mais importantes do consultório, pois serve para diversos tipos de procedimentos, como colagem de brackets de aparelho ortodôntico, fixação de restaurações etc.

Além de procurar modelos mais rápidos — ou seja, que promovam secagem em poucos segundos —, você deve levar em conta o conforto do paciente quanto ao tamanho e à intensidade da luz.

Compressor

O compressor é um equipamento que fornece ar comprimido para vários outros aparelhos, como o sugador. Ele é barulhento e aquece o ambiente, por isso, o ideal é que seja colocado em um espaço próprio, com tubulação planejada.

É preciso tomar cuidados especiais para evitar contaminação, como não deixar o compressor próximo a banheiros, não usar modelos a óleo e sempre fazer a manutenção periódica com um técnico habilitado.

Aparelho de Raios-X

Os exames de raios-X são uma forma de baixo custo e alta precisão para investigar mais profundamente problemas que possam haver na arcada dentária, por exemplo, identificando a necessidade de tratar o canal, prevendo se haverá nascimento do terceiro molar etc.

Quem tem um equipamento de raios-X no consultório também precisa ter uma câmara escura para revelação das imagens, que, por sua vez, é um equipamento portátil e fácil de operar.

Jato de bicarbonato

O jato é um dos aparelhos que utilizam ar comprimido e uma ferramenta usada tanto para profilaxia e cimentação de obturações quanto para procedimentos estéticos; portanto, é de alta importância no consultório.

É uma ferramenta simples de trabalho cotidiano do dentista, sendo um dos principais equipamentos para consultório odontológico. O principal cuidado a ser tomado tem relação com a aquisição de bicarbonato próprio para odontologia, evitando, ainda, a colocação de uma quantidade muito grande de produto por vez.

Agora que você já conhece os mais importantes equipamentos para consultório odontológico, que tal receber mais artigos úteis como este no seu e-mail? É só assinar a nossa newsletter!