Saiba quais especializações em odontologia estão em alta

31/07/2019

Escolher entre as diversas opções de especializações em odontologia é uma excelente forma de ter mais sucesso na sua carreira. Além de criar oportunidades em um ramo específico, pode agregar ainda mais conhecimentos. No entanto, é normal ficar em dúvida na hora de escolher a sua especialização, pois nem sempre algo pelo qual você se interessa tem grande demanda no mercado.

Para ajudá-lo, listamos, hoje, as principais especializações em odontologia que estão em alta. Continue a leitura e confira!

Especializações em odontologia em alta

1. Radiologia odontológica e imaginologia

O campo da radiologia é extremamente importante na detecção de problemas que vão além da parte visível dos dentes. Além disso, auxilia diversos outros ramos odontológicos na hora de definir estratégias de tratamento.

O dentista com essa pós-graduação elabora laudos por meio de imagens radiológicas e lida com diversos tipos de exames.

2. Odontopediatria

A especialização em atendimento infantil é fundamental para atender melhor a esse público. Crianças possuem necessidades e reações completamente diferentes dos adultos. É preciso entender melhor as doses de anestesia corretas, o tamanho da arcada e o processo de troca para os dentes permanentes, por exemplo.

A maioria das crianças tem medo de ir ao dentista. Por isso, ser um profissional focado em atender aos pequenos é um diferencial que, certamente, ganhará a confiança dos pais.

3. Odontologia estética

Talvez a área mais em alta atualmente. A odontologia estética é voltada a melhorar a autoestima dos pacientes. Ela inclui, por exemplo, as lentes de contato dentais e a cirurgia de remoção da bola de Bichat, conhecida como bichectomia.

Quem busca especialização em odontologia estética, portanto, precisa estar sempre participando de novos cursos e workshops para se atualizar quanto às tendências.

4. Periodontia

A periodontia é a área que se especializa no tecido que dá suporte aos dentes. Portanto, o dentista periodontista trata da saúde das gengivas. Geralmente, essa área envolve cirurgias, como a realização de enxertos e o aumento de coroa clínica. Essa área é focada na recuperação de dentes fraturados ou com cárie.

As cirurgias também podem ser estéticas — como a correção cirúrgica do sorriso gengival, para deixar a aparência dos dentes mais proporcional.

5. Traumatologia buco maxilofacial

O dentista especializado em traumatologia está habilitado a realizar vários procedimentos cirúrgicos envolvendo os outros ossos da face, como a mandíbula. Portanto, esse tipo de cirurgia é realizado em pacientes que sofreram fratura facial.

Geralmente, o procedimento é feito em quem sofreu algum tipo de acidente ou lesão. Mas, por exemplo, também pode ser necessário em pacientes que sofrem com osteoporose ou outra doença que cause perda óssea.

6. Ortodontia

A ortodontia é uma das especializações mais procuradas, pois trata da correção da arcada dentária por meio do uso do aparelho ortodôntico. Embora, em muitos casos, o tratamento seja de caráter estético, serve também para corrigir inúmeros problemas de mordida, bruxismo, etc.

Portanto, um especialista em ortodontia pode atender pacientes de todas as idades que visem a uma melhora na aparência e na saúde da arcada dentária.

Para escolher a sua especialização, em suma, é fundamental analisar quais são os assuntos do seu interesse e quais são as áreas mais procuradas pelos pacientes. A seguir, informe-se sobre quais especializações são menos exploradas na sua cidade ou região. Assim, você poderá atender a essa demanda sem deixar de fazer algo de que gosta!

Agora que você já sabe quais são os tipos de especialização em odontologia que estão em alta, que tal ler nosso artigo sobre o que é preciso para ter sucesso na carreira odontológica? Confira!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado