Franquia odontológica: qual a melhor opção para investir em 2019?

27/02/2019

Investir em uma franquia odontológica é uma boa ideia de negócio. Entre outras vantagens, há uma maior possibilidade de  captação de clientes, já que a clínica vai estar associada a uma marca conhecida.

No entanto, para aumentar as chances de sucesso na empreitada, é fundamental investir na melhor franquia odontológica do mercado. A franqueadora deve lhe ajudar a ter mais projeção e credibilidade.

Como encontrar a melhor opção? Por que é importante ter cuidado ao fazer esta escolha? Preparamos este guia para tirar suas dúvidas. Continue a leitura e confira!

Quais os benefícios de investir em uma franquia odontológica?

Ter uma franquia odontológica é uma forma mais segura de se inserir em um mercado competitivo. Afinal, o profissional novato ainda não construiu seu próprio nome na área. Associar-se a uma marca que já seja respeitada pelo público é um diferencial para captar clientes.

Outra vantagem é que não precisa ser dentista para adquirir uma franquia. Mesmo que o proprietário não seja da área de odontologia, ele pode empreender no ramo.

Outro ponto atraente é que a franqueadora lida com o marketing e a gestão financeira de todas as unidades. Assim, não é preciso se preocupar com gastos adicionais de empresas de contabilidade, publicidade etc.

Atualmente, o cenário para franquias é promissor. Os clientes gostam do modelo de atendimento padronizado onde quer que estejam – algo que é oferecido pelas franquias.

Você tem o perfil adequado para empreender?

Investir em uma franquia é um empreendimento. Então, apesar de a captação de pacientes ser mais favorável, ainda há risco de não ter lucro.

É fundamental, portanto, que, antes de começar a pesquisar as melhores opções de franquia, seja feita uma análise do próprio perfil. Nem todos têm as características necessárias para serem empreendedores, e não há o menor problema nisso.

Confira, agora, quais os principais requisitos para ser um empreendedor:

  • Ter capital disponível para investir. Mesmo que você invista em uma franquia barata, é necessário estar preparado para os gastos iniciais do negócio;
  • Ter tempo disponível para dedicar ao negócio, principalmente no começo. Nesse período, será preciso observar e fazer ajustes, adequando a clínica ao padrão de qualidade;
  • Ser capaz de gerenciar sua equipe, fornecendo treinamentos e suporte necessários para que o trabalho seja realizado de maneira satisfatória;
  • Ter afinidade com o segmento escolhido. Isto é, mesmo que odontologia não seja a sua especialidade, é necessário se interessar e gostar de trabalhar com ela.

Como saber se o seu perfil tem a ver com o perfil da empresa franqueadora?

Para descobrir qual a melhor franquia odontológica, é preciso, em primeiro lugar, determinar os seus objetivos com o negócio. Avalie o valor disponível para investimento, as metas da empresa, os serviços com que deseja trabalhar, entre outros.

Procure conhecer as franquias disponíveis no seu estado ou região, entre em contato com pessoas que trabalhem ou já tenham trabalhado com elas, e se informe sobre os prós e contras.

Além disso, é importante pesquisar a reputação da empresa junto ao público. Veja avaliações na internet e pergunte para amigos e familiares que conheçam uma ou mais unidades da franquia.

É verdade que ser franqueado tem facilidades em vários aspectos. No entanto, vale frisar que a ideia de que quem é dono de franquia trabalha pouco é mito. Para investir nesse tipo de negócio, é preciso ter muita dedicação.

Como escolher uma boa franquia?

Além de conhecer a reputação e os valores da empresa, há alguns aspectos muito importantes a serem considerados na hora de eleger a melhor franquia odontológica para você. Confira quais são eles!

Suporte ao franqueado

É fundamental que a empresa escolhida dê todo o apoio ao franqueado, desde o primeiro contato entre as partes até a hora de ajudar a resolver problemas na unidade. A franqueadora deve manter-se em contato frequente com os franqueados, avisando-os sobre mudanças nos procedimentos internos, fornecimento de materiais, entre outros.

Taxas cobradas

A maioria das franquias cobra um valor inicial para a abertura de uma unidade, e uma porcentagem mensal sobre os faturamentos, que costuma variar de 5 a 10%. Antes de associar-se a uma marca, é preciso informar-se detalhadamente sobre a existência de mais algum custo para evitar surpresas desagradáveis.

Satisfação dos franqueados

Conversar com os donos de outras unidades é importante não somente para entender como a empresa funciona, mas para descobrir se eles estão satisfeitos. Franquias que recebem muitas reclamações por parte dos franqueados devem ser analisadas com cautela, mesmo que tenham uma boa reputação junto aos clientes.

Localização

É preciso verificar se não há nenhuma unidade da mesma franquia muito perto de você, ou uma concorrente que tenha um nome forte no mesmo segmento. Esses fatores prejudicam a captação de clientes e a sua lucratividade.

Em grandes cidades, é preciso fazer um estudo de mercado para descobrir qual o melhor bairro para instalar a sua unidade, evitando concorrer internamente ou com outras empresas similares. Em cidades menores, há o risco de não haver demanda o suficiente para o seu tipo de negócio.

Viabilidade financeira da franquia

Algumas franquias crescem rapidamente, mas depois acabam com várias unidades fechadas. Em geral, isso ocorre quando elas oferecem serviços que não têm grande procura, praticam preços fora da realidade do mercado e instalam as unidades muito próximas umas das outras.

Para avaliar a viabilidade financeira de uma franquia, é preciso pesquisar quantas unidades ela tem, quais as suas localizações, se alguma unidade fechou e qual o motivo etc.

Afinal, qual a melhor opção?

Dependendo da sua localização, você encontrará respostas diferentes para essa pergunta. Mas se estiver no Rio Grande do Sul, uma excelente opção de investimento é a Dental Arte, uma empresa bem consolidada no mercado, que conta com uma equipe de especialistas para proporcionar mais beleza e saúde para os pacientes a um preço justo.

Agora que você já sabe como encontrar a melhor franquia odontológica, que tal entrar em contato conosco e conhecer um pouco mais sobre nós?

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado