Geomarketing para franquias: é um bom negócio?

26/11/2019

 

A propaganda continua sendo a alma do negócio. No entanto, as campanhas de divulgação mudaram muito ao longo do tempo, seguindo a tendência do mercado consumidor. Atualmente, existem diversas opções de estratégias, como é o caso do geomarketing para franquias e empresas de outros ramos.

Esse conjunto de ações e técnicas contribui de uma forma expressiva para conhecer a viabilidade de um negócio, mas também é uma ótima alternativa para atrair público e aumentar lucros, pois atinge as pessoas certas no momento exato.

Porém, você sabe o que é geomarketing? Continue lendo para conhecer seu conceito, como ele funciona e de que maneira favorece o empreendedor. Descubra se é ou não um bom negócio para franquias!

O que é geomarketing?

Com a popularização da internet e a migração das empresas para o meio virtual, o marketing digital se popularizou muito. O objetivo era mostrar a marca para o mundo e alcançar um público mais extenso, transpondo limites geográficos.

Ainda que interessante e positivo, isso não anula a necessidade de trabalhar com as pessoas mais próximas de um determinado negócio. Hoje, existe o geomarketing, que tem um nome diferente, mas, na verdade, é baseado em estratégias há muito adotadas.

Consiste em um conjunto de ações que ajudam a analisar o público e o mercado de uma determinada localidade. Portanto, o intuito é definir o perfil das pessoas que consomem ali, bem como suas preferências, e identificar oportunidades para novas empresas.

Como o geomarketing funciona?

A aplicação das estratégias de geomarketing é simples. Depois de definir qual localização queremos investigar, fazemos um estudo do mercado para um determinado ramo de atuação. No caso de geomarketing para franquias, verificamos:

  • a quantidade de pessoas que passam por um determinado lugar;
  • a idade média do público;
  • a densidade demográfica;
  • a renda daquela população;
  • os interesses pessoais;
  • os produtos consumidos ali; entre outros dados e informações.

Com eles, conseguimos definir se, naquele lugar, uma franquia poderia ter sucesso, se haveria público para sustentar esse negócio ou se a região não é tão viável quanto se imaginava. Também são analisados os concorrentes e outras características do mercado.

No que se refere à divulgação, o geomarketing para franquias contribui para a segmentação de campanhas a fim de atingir o público próximo que tem interesse nos serviços prestados. Assim, as chances de retorno são maiores, pois conversamos com as pessoas certas.

Como o geomarketing favorece o empreendedor?

O empreendedor é beneficiado de diferentes maneiras quando aposta nessa estratégia. Portanto, quem deseja investir em um novo negócio pode apostar no geomarketing para franquias como um suporte, verificando onde o estabelecimento teria maiores chances de sucesso.

Assim, o investimento é feito de forma certeira, uma vez que sabemos que, exatamente ali, haverá público para esse empreendimento. Mas, se não for esse o caso, o empreendedor poderá analisar outras localidades — muitas vezes, até o bairro vizinho —, direcionando melhor suas decisões.

Instalada a unidade, o geomarketing para franquias favorece o empreendedor tanto na divulgação segmentada, como explicamos, quanto na busca por parceiros. Ele pode verificar quais são os negócios locais que trabalham com o mesmo público e fazer parcerias promissoras.

Por que apostar em geomarketing para franquias?

Quem pretende ser um franqueado procura a segurança de um negócio estruturado e de uma marca consolidada que traga grandes chances de sucesso. Nesse ínterim, procura meios de reduzir ao máximo os riscos de um novo empreendimento.

Por isso, apostar no geomarketing para franquias é uma decisão inteligente, já que permite ao empreendedor definir a melhor localização para a sua empresa. Depois, contribui para que ele atinja seu público, encontre os clientes em potencial e, dessa forma, tenha um bom movimento.

Ser franqueado é uma excelente alternativa para não começar um negócio do zero. Com o suporte do geomarketing para franquias, fica ainda mais fácil definir onde deve ser o empreendimento. Você encontrará a localização com maior potencial para gerar lucros e impactará o público certo, por isso, vale seu investimento!

Gostou dessa dica? Temos muitas outras para compartilhar com você! Assine nossa newsletter para receber as novas publicações diretamente em seu e-mail!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado