Gerenciamento de estoque da clínica odontológica: como otimizar?

10/01/2020

Quem gerencia um estabelecimento que atua na área da saúde bucal, sabe que o funcionamento do negócio depende da disponibilidade de insumos e equipamentos odontológicos. A falta de medicamentos, de itens de limpeza ou de ferramentas de trabalho, por exemplo, pode afetar toda administração do consultório. Daí a importância do gerenciamento de estoque da clínica odontológica. Dessa forma, garante-se que nenhum item indispensável falte.

Pensando na importância da gestão do estoque para o sucesso da clínica, elencamos algumas dicas de como fazê-la de maneira eficaz. Não deixe de conferir!

Veja as principais dicas de gerenciamento de estoque da clínica odontológica!

Verifique as condições de armazenamento

É fundamental garantir que seu estoque esteja bem armazenado. Isso é ideal para garantir a conservação dos insumos em um ambiente organizado, limpo e adequado.

Além disso, é indispensável garantir que o espaço seja amplo. Assim, os itens são ordenados e acessados com mais facilidade pelo funcionário. Vale lembrar que a disponibilização de refrigeradores também pode ser necessária, por exemplo, para materiais que exigem a guarda em baixas temperaturas.

Realize inventários periódicos

Um erros na gestão do estoque não realizar o levantamento de inventários periódicos. A medida, afinal, é indispensável para compreender a personalidade do acervo. Ou seja, para saber que materiais são mais utilizados na clínica e demandam armazenamento em maior quantidade.

Isso permite ter um maior controle sobre o fluxo de materiais e sobre a gestão de custos para a manutenção dos itens. Além disso, assegura uma tomada de decisão mais acertada na administração da clínica.

Estabeleça processos para as movimentações

Estabelecer e ordenar processos para as movimentações no estoque é fundamental para o negócio que deseja aprimorar o gerenciamento. Isso porque, com um sistema organizado de compras, torna-se possível mapear o fluxo de produtos na empresa.

A partir dessa compreensão, o gestor pode elaborar um planejamento adequado às necessidades da clínica. Assim, pode-se dar preferência à aquisição de produtos mais utilizados, negociar valores com o fornecedor e gerenciar datas de vencimento para amenizar desperdícios materiais.

Utilize um software de gestão

É importante, da mesma forma, que o gestor aposte na implementação de softwares de gestão. Isso também inclui outros equipamentos que otimizam processos relacionados ao gerenciamento de estoque da clínica odontológica. Sem dúvidas, a medida proporciona melhores soluções para facilitar o controle sobre o fluxo de insumos.

Algumas ferramentas, por exemplo, são capazes de auxiliar na geração automática de relatórios e planilhas. Com informações centralizadas sobre o armazenamento,  é mais fácil adotar estratégias eficazes.

Um bom gerenciamento de estoque é a chave para otimizar a rotina do negócio, promover um ambiente mais organizado e elevar o desempenho da clínica no mercado. Afinal, como é possível concluir, essa área da administração é a grande responsável por assegurar a disponibilidade dos insumos indispensáveis às atividades da empresa, além de garantir um suporte material mínimo para que os profissionais possam desenvolver um trabalho de excelência com seus pacientes.

E então? Gostou das nossas dicas sobre gerenciamento de estoque? Leia mais sobre gestão em odontologia e confira os principais aplicativos para dentista!

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado