Gestão em odontologia: 4 desafios e como ter sucesso!

21/10/2019

Muitos profissionais da saúde têm dificuldades em perceber o consultório como uma empresa que, como todas as outras, demanda gerenciamento eficiente para manter-se no mercado. A gestão em odontologia é fundamental para a boa administração da clínica. Além disso, é essencial para a oferta de um atendimento satisfatório ao paciente. Apesar de constituir atividade indispensável, no entanto, apresenta inúmeros desafios que devem ser superados pelo empreendedor.

Pensando nisso, elencamos 4 desafios da condução do consultório e dicas de como superá-los no dia a dia do negócio. Não deixe de conferir!

1. Gestão financeira

A gestão financeira é um desafio que se faz presente com frequência em clínicas odontológicas. Isso porque, muitas vezes, o profissional da saúde acaba confundindo os recursos próprios da empresa com as finanças pessoais obtidas a partir do trabalho no consultório.

Essa confusão pode se desenvolver com maior facilidade principalmente entre aqueles que acabaram de iniciar o negócio.

Uma dica para superar tal obstáculo, além de separar as contas da pessoa física e da jurídica, é emitir relatórios periódicos que revelam a saúde econômica da instituição. Vale, também, registrar todas as entradas e saídas do negócio para um maior controle financeiro.

2. Gestão de pessoas

Outro desafio que a gestão em odontologia impõe é o gerenciamento de pessoas. Trata-se da área que se preocupa com a disposição de bons profissionais da saúde na clínica e com a qualidade de sua atuação.

Esse ramo da administração, apesar de ser fundamental para a oferta de um atendimento satisfatório ao paciente, exige a observação de inúmeros fatores subjetivos. Afinal, quando se trabalha com pessoas, é preciso levar em consideração determinados aspectos, como emoção e motivação.

Para garantir um trabalho alinhado e de excelência no consultório, vale oferecer treinamentos periódicos às equipes. Dessa maneira, a empresa poderá assegurar que os funcionários estarão capacitados para lidar com o público e preparados para promover resultados.

3. Gestão de contratos

O gerenciamento de contratos é, também, um grande desafio da administração empresarial. Isso porque são inúmeras as obrigações que devem ser cumpridas pelo negócio, sob pena de representar graves riscos à saúde financeira da instituição.

Uma dívida não paga, por exemplo, pode ser responsável pela geração de multas indesejáveis e, inclusive, de processos judiciais que se estendem por anos.

Para evitar a perda de prazos e o não cumprimento dos contratos firmados, vale se utilizar da tecnologia como ferramenta de gestão. É possível encontrar, no mercado, diversos recursos que automatizam pagamentos e evitam a inadimplência do consultório.

4. Gestão de equipamentos

A gestão de equipamentos odontológicos é outro aspecto indispensável para a permanência do consultório no mercado.

Trata-se da administração de todo o acervo tecnológico e do maquinário para o diagnóstico, o tratamento e a assistência do paciente. Esse gerenciamento, no entanto, deve atender a uma série de conformidades legais e observar garantias de vida útil.

Tendo em vista a complexidade da administração, é importante que o gestor elabore um plano de ação para o monitoramento dos equipamentos, realize treinamentos constantes com os profissionais para o manuseio correto das máquinas e estabeleça parcerias para a sua manutenção.

Fazer a gestão em odontologia é fundamental para o sucesso do consultório. A prática, no entanto, impõe inúmeros desafios ao gestor. Por essa razão, considerar o investimento em uma franquia odontológica pode ser uma excelente opção. Dessa maneira, o empreendedor poderá se preocupar menos com atividades burocráticas ou meramente administrativas. Afinal, as franquias já ofertam um modelo pronto de gerenciamento.

E então? Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de conteúdos como este, assine a newsletter!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado