Quais são os 4 principais indicadores de desempenho das clínicas odontológicas?

19/05/2020

Indicadores de desempenho das clínicas odontológicas: Conheça os mais importantes!

Antes de mais nada, quando se fala em indicadores de desempenho das clínicas odontológicas, nos voltamos para KPIs (Key Performance Indicators).

KPI é uma métrica altamente relevante para a mensuração do desempenho de uma estratégia e de processos de gestão. E é neles que o gestor analítico deve prestar muita atenção para conseguir analisar o panorama de lucratividade e faturamento da sua clínica ou consultório odontológico.

Vale lembrar que é preciso ficar atento sobre o que é métrica e o que de fato se torna um KPI.

Os KPIs são indicadores importantes para sua clínica ou consultório dentário eles são o seu objetivo, enquanto uma métrica é apenas algo a ser medido.

Um indicador-chave de performance precisa ser valioso para o negócio e auxiliar você tomar decisões inteligentes. Por isso a Dental Arte dispõe de um sistema analítico de performance para deixar os franqueados bem informados sobre o andamento do negócio.

Satisfação dos pacientes

A satisfação dos pacientes é, sem dúvidas, uma das métricas mais importantes para verificar e avaliar a eficiência da gestão de sua clínica ou consultório.

Sendo assim, ela é uma das maneiras de conseguir levantar esses dados é por meio das pesquisas de satisfação e aplicação de questionários, que podem ser distribuídos ou deixados como sugestão nas salas de espera e recepção.

Métricas como o tempo de espera, atendimento do dentista, satisfação com o orçamento e cancelamento de faltas, além do número de retorno e indicações podem ser utilizadas para este KPI.

Ticket médio

Ticket médio é a média de gastos de cada paciente em seu negócio. Geralmente o período estipulado é de 30 dias (um mês). Porém análises trimestrais costumam a mostrar dados mais concretos.

A fórmula do cálculo é bastante simples. Basta verificar o número de vendas, somar o valor de todas elas e dividir pelo número total de vendas.

Veja o exemplo abaixo:

Foram feitos 20 procedimentos. 10 no valor de R$ 1.200,00 e 10 no valor de R$320,00.

Somamos o valor total de todos os procedimentos. Que no caso será de R$ 15.200,00.

Agora basta dividir R$ 15.200,00 por 20. Que resulta num total de 760,00.

Isso significa em média cada paciente gasta R$ 760,00 em sua clínica odontológica ou consultório.

Como resultado, você também tem uma base se seus valores estão adequados a hora trabalhada e cada profissional de sua equipe.

Faturamento

Com um bom sistema de gestão de clínica é possível prever o faturamento diário e fazer projeções de valores a receber em um certo período, como em um ou dois meses, por exemplo. Por isso a Dental Arte conta com um sistema preparado de gestão, sendo eleita destaque no segmento pelo prêmio MPE-Brasil do SEBRAE.

Acima de tudo,  com base nessas métricas, você pode otimizar a administração do orçamento, além de conhecer qual a lucratividade do consultório ou de sua clínica odontológica.

Taxa de ocupação

Por último, a KPI de taxa de ocupação está relacionada a porcentagem do tempo que seu consultório está ocupado com atendimentos, assim você pode avaliar sua taxa de ociosidade.

Traçar estratégias para captar pacientes antecipadamente há uma possível crise, também é uma opção. A análise deste indicador ajuda a verificar dois pontos importantes:

  1. Quanto tempo sua cadeira permanece vazia?
  2. Quais os motivos de sua cadeira continuar vazia?

Para ter esta resposta, basta fazer um cálculo simples de regra de três. Saiba qual a sua capacidade de número de atendimentos por mês e o número de horas efetivas que foram trabalhadas.

A fórmula é a seguinte: Número de horas atendidas x 100 / Capacidade instalada.

Portanto, o resultado desta conta é sua taxa de ocupação!

Precisando de ajuda para melhorar a performance de seu consultório ou clínica? Converse com a nossa equipe! A Dental Arte é vencedora do prêmio melhores franquias da ABF dos anos de 2019 e 2020. Clique aqui e fale com um consultor.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado