Marketing para clínica odontológica: como e por que fazer?

24/07/2019

Diante de um mercado competitivo em inúmeros aspectos, cada vez mais, empresas observam a necessidade de criar diferenciais para atrair pacientes e destacar-se entre o público. O mero aprimoramento do atendimento e dos serviços oferecidos, entretanto, é insuficiente para alcançar o sucesso. É necessário, diante desse contexto, investir em marketing para clínica odontológica.

Tendo em vista a importância de divulgar a marca para conquistar consumidores, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema e dicas para que você saiba como implementar ações de marketing na empresa. Não deixe de conferir!

Qual a importância do marketing para o sucesso da clínica?

Conquistar espaço de preferência no mercado odontológico tem se tornado cada vez mais desafiador para os profissionais da área. A grande oferta de serviços a preços baixos e atraentes, por vezes, torna árdua a tarefa de demonstrar o diferencial do atendimento da clínica.

Nesse sentido, o marketing nas organizações assume o papel de revelar, por meio de estratégias, qual é a proposta da empresa e em que sentido ela pode suprir uma necessidade do cliente.

O investimento em divulgação, além disso, é altamente rentável quando realizado corretamente. Isso, sem dúvidas, contribui para o crescimento da clínica e para a conquista do reconhecimento no ramo da odontologia.

Como implementar o marketing na clínica odontológica?

Existem três pontos fundamentais a serem observados antes de dar início ao marketing na odontologia. Eles consistem, basicamente, na análise sobre os objetivos e sobre as condições atuais do empreendimento. Confira quais são e a importância deles para a elaboração das estratégias de divulgação!

Estabeleça objetivos claros

O primeiro passo a ser dado para implementar estratégias na clínica é verificar os objetivos que a instituição pretende alcançar com o marketing.

Isso porque as ações, para a sua precisão e coerência, precisam ser analisadas com base nos propósitos da organização. Portanto, é indispensável definir metas claras e alcançáveis para nortear a divulgação.

Defina o público-alvo

Não basta definir os objetivos da clínica, é preciso saber com quem será preciso dialogar para alcançá-los. Conhecer quem são os clientes da instituição, nesse sentido, é fundamental para saber quais serão as estratégias de divulgação mais eficientes para esse público e, inclusive, qual é o meio mais eficaz para transmitir a mensagem.

Faça um planejamento

A elaboração de um planejamento é fundamental para concretizar qualquer ação realizada pela empresa. A lógica não seria diferente com o marketing para clínica odontológica.

Por meio de um plano sólido, será possível definir estratégias indispensáveis e as etapas necessárias para a realização dos objetivos estipulados. Com esse documento, também será possível fazer análises regulares sobre os avanços efetuados.

Quais são as principais estratégias de marketing?

Redes sociais

As redes sociais são, hoje, um dos maiores espaços de divulgação de serviços. A partir da popularização das plataformas digitais, foi possível se comunicar com milhares de pessoas por meio de um único post. Portanto, esteja presente em mídias, como o Facebook e o Instagram. Dessa forma, as estratégias de marketing poderão alcançar mais consumidores e ter seus efeitos potencializados.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais adotadas. Afinal, a produção de artigos de qualidade, além de agregar conhecimento para o cliente, atribui credibilidade ao consultório.

A ação também é uma das que mais demonstram retorno. Isso porque, com a disponibilidade de ferramentas de busca online, muitos usuários pesquisam informações sobre saúde. Por essa razão, tais plataformas constituem um excelente meio para dialogar com o paciente e introduzi-lo à marca.

Site institucional

Sites e blogs são, da mesma forma, espaços privilegiados nos quais a empresa pode divulgar conteúdos, comunicar eventos e centralizar informações sobre os serviços oferecidos. Isso permite que o usuário tenha uma referência para pesquisar sobre o negócio.

Por meio da página, o empreendedor ainda poderá publicar artigos bem ranqueados no Google e fidelizar clientes por meio das estratégias de marketing.

Eventos de odontologia

Uma das principais formas de fortalecer a rede de contatos da empresa para firmar parcerias e estabelecer contratos interessantes para a credibilidade da instituição é participando de eventos de odontologia.

Além disso, vale lembrar que a presença em congressos e seminários também contribui para o lançamento do nome da empresa no mercado e para informar sobre os serviços odontológicos que presta.

Lista de e-mails

Uma das grandes estratégias de divulgação digital é o e-mail marketing. A ação consiste, basicamente, no envio de mensagens e de conteúdos de interesse sob a perspectiva do leitor. O objetivo principal é, portanto, cultivar o interesse do consumidor nos serviços da empresa.

O diálogo, entretanto, não pode ser inoportuno e deve ocorrer entre pacientes que o desejam. É interessante, nesse sentido, que a estratégia esteja integrada à produção de conteúdo. Ao final dos artigos, o site poderá oferecer a oportunidade de cadastro aos interessados.

Quais práticas podem fortalecer o marketing da clínica?

A criação de uma identidade visual da empresa e a oferta de um atendimento personalizado ao cliente são práticas capazes de potencializar os efeitos das estratégias de marketing adotadas.

A primeira porque constrói uma referência para o coletivo capaz de dar visibilidade à organização e reforçar, no cliente, a mensagem da clínica. A oferta de atendimento eficiente, por outro lado, contribui para oportunizar uma experiência positiva ao paciente, facilitando as ações de fidelização.

A importância da divulgação dos serviços para o crescimento da empresa no mercado é consenso entre especialistas da área. Isso porque não basta implementar ações para melhorar a gestão do negócio — é preciso demonstrar o trabalho realizado de modo a atrair clientes que se interessem pela marca.

Nesse sentido, para ganhar destaque no mercado e aumentar a lucratividade da organização, é fundamental investir em marketing para clínica odontológica.

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