Retorno de investimento em franquia: 6 mitos e verdades

04/09/2019

Antes de investir em um negócio, é válido buscar o máximo de informações sobre ele. Por exemplo, saber como funciona o retorno de investimento em franquia é essencial para quem está pensando em se aventurar em uma oportunidade como essa.

O problema é que existem algumas crenças que acabam criando um senso comum capaz de confundir. Portanto, o primeiro passo é conhecer a realidade do mercado para não se envolver em uma enrascada.

Pensando nisso, resolvemos listar os mitos e as verdades mais relevantes para ajudar a esclarecer esse assunto. Quer saber mais sobre como funciona a questão do retorno em um sistema de franquias? Confira cada um dos tópicos a seguir e descubra!

1.”O risco de apostar em uma franquia é baixo”

Verdade. Como já existe uma ideia bem estruturada, é possível dizer que os riscos de investir em uma franquia são consideravelmente menores. Para isso, é claro que deve haver um bom suporte da franqueadora. Nesse momento, o know-how é necessário para o estabelecimento da nova loja.

Normalmente, os produtos já são predefinidos, assim como as estratégias de marketing e de atendimento. Contudo, não dá para negar que existe o perigo de o franqueado se perder na gestão do seu negócio. Ou seja, embora o risco seja baixo, ele ainda existe. Acima de tudo, relacionado a determinados fatores, como o comprometimento do empreendedor.

2.”Retorno de Investimento é um conceito diferente da taxa de vendas”

Verdade. Essa é uma confusão comum entre as pessoas que não entendem muito bem de franquias. Portanto, esses dois dados precisam estar bem claros na sua mente.

As vendas representam as operações comerciais finalizadas entre a empresa e os seus clientes em determinado espaço de tempo. Somando os valores, você deve chegar ao resultado da receita bruta obtida em determinado período.

Por outro lado, o retorno sobre investimento (também chamado de ROI, que vem do termo em inglês return on investment), é o ganho efetivo alcançado sobre o investimento inicial realizado.

O dinheiro que entra na franquia graças às vendas não deve ser considerado como um retorno. Isso porque é preciso calcular, ainda, os custos de produção e de venda.

3.”Um alto volume de vendas é o bastante para ter um retorno rápido”

Mito. Ter uma resposta positiva do mercado quanto às vendas é um ótimo sinal, mas isso não indica necessariamente que o retorno do investimento da franquia será mais rápido.

Na verdade, o que influencia a velocidade do retorno é o custo do negócio. Se há um gasto muito grande envolvido, é natural que demore um pouco mais. Isso porque, independentemente de a quantidade de vendas estar boa, a margem pode não ser tão alta assim.

Imagine que o custo para a abertura da franquia de uma sorveteria seja elevado, assim como o processo de produção do produto (que envolve ingredientes refinados e caros) e as despesas mensais com a loja.

Portanto, ainda que você comece vendendo bastante, o retorno pode demorar para acontecer e isso não significa um fracasso. Em todo caso, um cenário de muitas vendas é sempre bom e contribuirá para o resultado final.

4.”Os prazos de retorno são sempre garantidos”

Mito. A empresa franqueadora deve apresentar um relatório completo sobre o negócio, incluindo estimativas de prazos para que o ROI aconteça. No entanto, trata-se de uma perspectiva e não de uma garantia.

Todo o cenário em que a unidade da franquia nascerá deve influenciar no cumprimento (ou não) dos prazos estimados. O custo de operação em um local específico talvez seja maior do que o esperado, assim como pode ser necessário fazer reformas no espaço físico que demandem gastos que não eram previstos.

De qualquer forma, o desempenho precisa ser acompanhado em comparação com as estimativas para avaliar eventuais falhas e possibilidades de ajustes. Portanto, uma dica é analisar o histórico de uma outra filial com características semelhantes.

5.”Só vale a pena investir em grandes marcas”

Mito. Engana-se quem pensa que somente franquias que têm um nome de peso são lucrativas. Existem aquelas marcas que estão presentes em vários países e em um grande número de cidades, shoppings e bairros que encontramos por aí.

Mesmo que o reconhecimento seja um fator interessante, isso não quer dizer que a franquia dará certo ou que outro tipo de negócio não possa ser bem-sucedido. Existem alternativas menos “famosas” que têm um modelo bem estruturado e entregam valor para o cliente.

Sendo assim, quem tem a ideia de investir em uma franquia não precisa ficar preso aos nomes já reconhecidos no mercado. O que mais importa é entender bem a proposta da franqueadora, buscando qualidade e experiência. Tenha a certeza de que o seu retorno dependerá muito mais disso do que de um título prestigiado.

6.”O bom relacionamento com o franqueador é essencial”

Verdade. O retorno de investimento não dependerá somente de ter uma relação favorável com a empresa franqueadora, mas todo o funcionamento da franquia é favorecido quando isso realmente existe.

Instituições muito fechadas dificultam o acesso dos empreendedores e, consequentemente, o sucesso das franquias. É imprescindível ter um canal de comunicação aberto e escolher uma empresa que continue investindo no seu crescimento como marca.

Isto é, ao escolher uma franquia para investir, fique atento a todo o suporte que é oferecido e tente perceber quais são os planos para o futuro. Tudo isso confere mais segurança para alinhar as suas expectativas e ajudá-lo a tomar a decisão certa.

No fim das contas, a missão de toda pessoa que pretende abrir uma franquia é ficar por dentro dessa possibilidade o máximo possível, conhecendo todas as suas vantagens e os riscos.

Para ter sucesso, também é extremamente importante aprender sobre gestão — de preferência, na área de atuação escolhida. As chances de dar certo e de ter o retorno de investimento em franquia esperado são muito maiores quando existe dedicação!

O que você achou deste post? Para complementar a sua leitura, não deixe de conferir o nosso artigo que explica por que as franquias odontológicas são o melhor tipo de negócio para 2019!

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