Quais são os seis principais tipos de franquia?

01/05/2019

O investimento em franquia é algo que tem crescido muito no Brasil e cada vez mais empreendedores estão buscando por esse tipo de negócio, pois as vantagens que eles trazem são muitas.

Ao investir nesse modelo de negócio, você já iniciará com reconhecimento no mercado e com uma infraestrutura adequada para receber clientes e começar a trabalhar. No entanto, você sabia que existem diferentes tipos de franquia? Conheça os principais!

1. Franquia individual

Esse modelo, como o próprio nome sugere, tem um caráter de exclusividade. Isso quer dizer que, quando alguém escolhe esse modelo de negócio, fica impossibilitado de compartilhar o espaço físico com outra franquia ou com um negócio próprio.

A maioria das franquias é individual, pois trabalham com uma cultura organizacional própria e que precisa ser seguida.

2. Franquia combinada

As franquias combinadas representam o oposto das franquias individuais. Nessa classificação, um franqueado de um negócio pode incorporar outro em um mesmo ponto comercial.

Exemplo disso pode ser visto em um posto de gasolina que também tem uma rede de fast food. Nesse caso, o mesmo franqueado tem duas franquias, que atuam de forma conjunta, complementando os serviços uma da outra.

3. Microfranquia

A microfranquia é um dos tipos de franquia mais procurados por quem está iniciando nesse tipo de negócio. Elas recebem esse nome por conta do baixo investimento inicial, que geralmente não passa dos R$ 80 mil.

Apesar de não ser regra, grande parte das microfranquias também não exige um ponto físico para o funcionamento, com o franqueado podendo trabalhar no regime home office ou em coworkings. Isso é interessante para quem não dispõe de verba para pagar um aluguel, por exemplo.

4. Franquia shop in shop

As franquias shop in shop são aquelas em que um empresário já tem um ponto comercial e deseja aumentar os lucros investindo em outro ramo.

Desse modo, uma franquia pode ser incorporada a outra empresa, aumentando, assim, a clientela e os lucros de uma companhia.

5. Franquia unitária

Já a franquia unitária se caracteriza pelo fato de o franqueado ter o direito de abrir uma unidade da marca em determinado local, que já é fornecido pelo franqueador. Esse modelo é muito comum de ser visto em shoppings centers e em centros comerciais, que desejam ter determinada loja e procuram por franqueadores.

6. Franquia de serviço

Nas franquias de serviço, o franqueado não vende um produto, mas, sim, presta um serviço aos clientes, seguindo um padrão pré-estabelecido por uma marca.

É o caso das clínicas médicas e odontológicas, que adotam padrões de qualidade no atendimento e na execução de atividades, que obrigatoriamente precisam ser seguidos por todos os seus franqueados.

Esses são os principais tipos de franquia que existem no mercado. Com certeza, um deles é o que você deseja para tocar o seu negócio próprio e ter maior lucratividade.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais! Quem sabe você também não inspira um amigo a investir no setor de franquias e tornar-se um empresário de sucesso?

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado