ROI para clínicas: o que é e qual a importância?

23/01/2019

Você já ouviu falar em ROI para clínicas? Trata-se de um indicador que norteia as decisões sobre o seu negócio. Isso porque ele pode demonstrar se as ações estratégicas desempenhadas estão apresentando resultados positivos ou não.

É importante salientar que o ROI para clínicas pode ser calculado tanto para questões financeiras, quanto para aquelas envolvendo as ações de marketing, o uso de softwares de gestão etc.

Para que você saiba mais sobre o assunto, desenvolvemos este post. A seguir, apresentaremos respostas para as principais questões sobre o ROI. Acompanhe!

O que é ROI e como ele atua para medir o retorno de investimentos?

ROI é uma sigla em inglês para Return on Investment. Em português, significa retorno sobre o investimento. Trata-se de um indicador que tem a função de contrapor os novos rendimentos da clínica, quando são motivados pela centralização de recursos.

A ideia do ROI, portanto, é verificar o quanto de lucro um investimento está trazendo para o negócio. Se você investir uma quantidade X em ações publicitárias, por exemplo, deve calcular o retorno dessa estratégia para analisar se os resultados foram positivos.

Caso os resultados não estejam conforme o esperado, deve-se mudar a estratégia para que ela seja mais vantajosa para o negócio.

Como é feito o cálculo do ROI?

O cálculo do ROI é bastante simples de ser feito e é embasado na seguinte fórmula matemática:

(GANHO OBTIDO COM A ESTRATÉGIA – INVESTIMENTO INICIAL)/INVESTIMENTO INICIAL

Assim, devem ser subtraídos os ganhos obtidos na estratégia do investimento inicial e esse valor deve ser dividido também pelo investimento inicial.

Caso deseje trabalhar em porcentagem, basta multiplicar o valor obtido por 100. Assim, se você chegou a um resultado 4 ao aplicar a fórmula, podemos dizer que teve um retorno de 400%.

Para saber se isso é positivo ou não para a sua clínica, deve-se verificar a meta da sua estratégia e comparar com o resultado do cálculo do ROI.

Qual é a importância de utilizar o ROI para a tomada de decisões na clínica?

O ROI é um indicador importante para uma clínica médica, pois ele pode contribuir para a gestão financeira e outras áreas do negócio. Ao aplicar esse cálculo, você poderá saber, na prática, se as estratégias desenvolvidas estão apresentando os resultados desejados.

Em caso negativo, devem ser tomadas decisões estratégicas, para que o quadro seja revertido e venham os resultados positivos. A ideia é que o indicador seja utilizado para melhorar os processos e garantir que o negócio apresente resultados positivos.

O ROI, como você pode perceber, contribui para a melhoria contínua da sua clínica odontológica. Por isso, não deixe de utilizá-lo em seu dia a dia e obtenha mais resultados positivos, como mais pacientes, mais faturamento etc.

Agora que você já sabe mais sobre o ROI, continue aprendendo sobre técnicas de mensuração de resultados para a sua clínica. Leia o nosso artigo “4 dicas de contabilidade para dentistas que você deve apostar”.