Rotinas de biossegurança: veja como reforçá-las

04/08/2020

Para quem possui uma clínica ou consultório odontológico, as rotinas de biossegurança já são bem conhecidas. Porém, em um período atípico, como o que estamos vivendo com a Pandemia do novo Coronavírus, alguns cuidados extras devem ser tomados. A biossegurança nada mais é que o conjunto de medidas, que busca minimizar os riscos de determinada atividade.

Essas ações não beneficiam apenas os profissionais ligados diretamente à uma empresa. Também são fundamentais para garantir que não existam danos ao meio ambiente e à saúde de todos os envolvidos. No caso da Odontologia, a biossegurança diz respeito às práticas necessárias para minimizar o riscos físicos e químicos.

Além disso, o não cumprimento das rotinas de biossegurança também pode causar diversas complicações, principalmente com a Vigilância Sanitária do município onde o negócio está instalado. Por isso, confira nossas dicas para reforçar esses cuidados e garantir a saúde de sua equipe e de todos ao seu redor!

Rotinas de biossegurança e Coronavírus

Parece óbvio, mas deve sempre ser lembrado: lave as mãos. Principalmente com a propagação cada vez mais frequente do novo Coronavírus, devemos sempre realizar essa higienização. Seja com água e sabão ou álcool em gel, não deixe de praticá-la!

Os equipamentos de proteção de toda equipe, que envolve desde os dentistas, até a equipe de Higienização também devem ter o máximo de cuidado. Afinal, são mais uma camada de proteção aos profissionais. Lembre sua equipe de utilizá-los apenas no local de trabalho e nunca em áreas públicas, refeitórios e banheiros. Quando não estiverem em uso, disponibilize um local adequado para guardá-los.

Além do jaleco e touca, as máscaras viraram item obrigatório a todos. Jamais dispense seu uso. Aliás, troque-as constantemente! Além de serem para proteção, devem ser utilizadas corretamente. Jamais deixe-a pendurada no queixo e ou penduradas abaixo do nariz. Use-as corretamente e, igualmente, oriente sua equipe.

Essa higienização deve ser estendida aos ambientes da clínica. Reforce com a equipe que é fundamental que superfícies e objetos devem ser constantemente higienizados. Bem como, os consultórios devem ser limpos a cada paciente, minimizando ainda mais os riscos de uma possível contaminação.

As luvas também são um dos objetos para a proteção dos colaboradores que mais merece atenção. Devem ser usadas sempre que necessário e trocadas a cada interação. O descarte correto delas deve ser observado, principalmente após contato com materiais biológicos.

Mantenha a vacinação em dia

Por estarem frequentemente envolvidos com sangue e demais substâncias, é importante reforçar com os colaboradores a importância de manter as vacinas em dia. Caso ocorra algum acidente envolvendo agulhas ou demais instrumentos perfurantes, isso pode prevenir problemas. Ressalte a importância dos protocolos de segurança e de notificação nesses casos, para tomar as medidas cabíveis.

Esterilização de materiais

Parece óbvio, mas não custa nada destacar: sempre esterilize de forma adequada os instrumentais da sua clínica. Assim, a equipe de Esterilização deve ter o treinamento adequado para garantir a saúde e segurança dos seus pacientes e colegas.

Você sabia que em uma rede de Franquias, você recebe suporte completo em todas as áreas do negócio, inclusive que garantem o cumprimento de todas as normas de biossegurança? Portanto, converse com nossa equipe e agende uma reunião com um de nossos consultores! Clique aqui!

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado

Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

Seus dados estão seguros conosco.