Saúde mental na Pandemia: como cuidar dos colaboradores?

14/07/2020

O novo Coronavírus tem impactado diversos setores da sociedade. A prevenção da doença envolve, além dos cuidados com a higienização, o isolamento e distanciamento social. Porém, assim como em outros momentos, é importante que a preocupação com a saúde mental na Pandemia também seja levada em consideração.

Como muitos negócios aderindo a novos modelos de trabalho, o colaborador pode sofrer dificuldades para enfrentar o momento de crise. Seja pela diminuição da carga horária, suspensão de contrato ou, até mesmo, por ter que ir trabalhar presencialmente, sintomas como a ansiedade, nervosismo, insônia, entre outros, podem aparecer. Por isso, atente-se e saiba como cuidar dos profissionais da sua empresa. Leia mais em nosso artigo!

Saúde Mental na Pandemia já é tema de estudo

Diversos profissionais da Psicologia e da Psiquiatria já elaboraram estudos sobre os impactos da Pandemia na saúde mental da população. O Ministério da Saúde, por exemplo, divulgou um artigo assinado pela referência técnica em Psiquiatria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Fernanda Benquerer (CRM-DF 14205).

A profissional afirma que durante o período de distanciamento social, quarentena ou isolamento, as alterações significativas na rotina causam algumas reações. Entre elas, alterações no sono, tristeza, solidão, raiva por perder a autonomia e a liberdade social, por exemplo.

Para manter a saúde mental em dia na Pandemia, é fundamental que os negócios também estimulem seus colaboradores a não perderem o foco. Afinal, com muitos profissionais aderindo à rotina de Home Office, jornadas mais curtas ou, até mesmo, a suspensão do seu contrato de trabalho, a incerteza e a insegurança permeiam os pensamentos. Por consequência, isso acaba por trazer à tona os sintomas descritos acima.

Como cuidar da Saúde Mental na Pandemia?

Os donos e gestores das empresas têm um papel fundamental nisso. Por isso, pense em conjunto com o setor de Recursos Humanos o que pode ser feito. Seguem algumas dicas:

Invista na interação on-line

Em casa, o colaborador pode se sentir muito deslocado. Como o Home Office ainda é uma prática nova para a maioria dos profissionais, a adaptação pode ser difícil. Que tal investir em uma sala de bate-papo no Google Meet no final do expediente? Assim, é possível que todos se vejam através das câmeras e contem sobre o seu dia. Outra ideia é a criação de grupos por WhatsApp. Assim, todos podem trocar opiniões e se sentirem integrados.

Troque ideias

A melhor maneira de saber o que seu colaborador está sentindo é através de uma conversa. Faça reuniões com cada setor e de forma individual e escute. Veja quais são as necessidades de cada um e trabalhem juntos para melhorar o ânimo e a execução das atividades de todos! O diálogo e a sensação de pertencimento podem aumentar ainda mais a produtividade e o bem-estar.

Promova atividades físicas

Mesmo em casa ou com a jornada reduzida, que tal oferecer aos profissionais opções de exercício em casa? Existem diversos programas e possibilidades que podem ser feitos de forma on-line!

Aposte em Planos de Saúde

Sua empresa já conta com Plano de Saúde? Que tal verificar com eles sobre as opções em telemedicina? Muitas marcas já contam com a modalidade de atendimento on-line e por telefone, facilitando as consultas. Assim, não há necessidade de deslocamento até alguma unidade!

Mostrar preocupação com a saúde do colaborador é fundamental, ainda mais em tempos de crise. Afinal, ações como essa transmitem a importância que o negócio dá ao funcionário, retendo também ótimos talentos!

Cuidado e Prevenção são fundamentais para manter a Saúde Mental na Pandemia

A Dra. Fernanda Benquerer também exalta a importância de outras alternativas. Entre elas, são destacadas a importância do planejamento da rotina e manter horários regulares. Assim como pausas de 5 minutos a cada 1 hora de trabalho. Lembre seus colaboradores da importância de levantar, respirar fundo e interagir com as outras pessoas da casa.

Além disso, caso vá divulgar alguma informação sobre o Coronavírus (ou qualquer outra coisa), informe-se apenas por fontes oficiais e confiáveis. Assim, traga aos funcionários apenas dados legítimos e estimule sempre as atitudes de prevenção recomendadas pelos órgãos responsáveis!

Quer ler o artigo na íntegra? Então, clique aqui!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado

Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

Seus dados estão seguros conosco.