SMS: reduza faltas em até 30% com confirmação por mensagem

10/04/2019

Reduzir o número de pacientes ausentes nas consultas é um objetivo que todas as clínicas têm em comum. Afinal, já é quase uma rotina: o paciente não aparece, não avisa e o horário que poderia ser aproveitado por outro, fica ocioso. Para o dentista, isso é perda de tempo e dinheiro. Como aperfeiçoar isso? Envio de SMS.

Sabemos que parece que só você sofre com isso, mas o problema das ausências atinge o mundo todo. Só nos Estados Unidos, o sistema de saúde perde cerca de US$ 150 bilhões por ano, por conta de pacientes que não aparecem nas consultas. Já imaginou?

Então, uma prática muito comum para evitar esse prejuízo é lembrar os pacientes das consultas.

 

Porque a ligação não é o melhor meio

Algumas clínicas fazem a confirmação por meio de ligação telefônica. A responsável, geralmente, é a secretária que, todos os dias, liga para todos os pacientes agendados para o dia seguinte, lembrando-os do compromisso e pedindo confirmação da consulta.

É claro que este método é efetivo, mas ele toma muito tempo das recepcionistas e envolve altos custos com telefonia. Além disso, quem está na sala de espera assiste a todas as conversas e quem está chegando na clínica pode ter que ficar esperando uma das dezenas de ligações terminar.

 

SMS reduz custos e não sobrecarrega a equipe

A melhor opção para a confirmação de consultas é a automatização dos avisos via SMS. Esse serviço tem um custo baixo e não toma nem um minuto do tempo das recepcionistas. Assim, elas vão estar mais livres para atender os pacientes que estão e que chegam à clínica.

 

Pesquisa americana comprova eficácia do SMS

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o envio de SMS é a tática mais efetiva para confirmar consultas. Em uma comparação entre mensagens automatizadas, e-mails e ligações telefônicas, os resultados de ausência foram:

– SMS: 4% de faltas;

– Ligação telefônica: 9,4% de faltas;

– E-mail: 10,5% de faltas.

 

Esses dados confirmam que o SMS é a melhor saída para quem quer manter a agenda organizada e manter a lucratividade no consultório. Na Dental Arte, o envio automatizado de SMS faz parte de um conjunto de táticas de gestão desenvolvidas ao longo de 16 anos no mercado odontológico.

Quer receber esse suporte? Clique aqui.