Aparelho dentário e acessórios: saiba o que você precisa ou não usar durante o tratamento

Quem inicia o tratamento com aparelho dentário, pode ficar se perguntando como garantir a eficiência do tratamento e a higienização da boca. De fato, o dentista indica alguns acessórios para facilitar a jornada com o aparelho dentário. Em casos que o tratamento acaba se tornando demorado, é possível que o paciente fique confuso, porque além das recomendações do dentista, o mercado oferece um número muito grande de produtos. O que é realmente necessário ter em casa? Vamos te ajudar a entender o que não pode faltar e como e porque utilizá-los.

Qual a escova de dente ideal para quem usa aparelho dentário?

Muitos pacientes têm dúvida sobre qual escova de dente é a melhor para usar durante o tratamento com aparelho dentário. Afinal, qual é? São três escovas que podem ser usadas. Todas as pessoas devem usar uma escova convencional, para evitar o acúmulo da placa bacteriana. O modelo mais indicado é um com cerdas macias ou médias e com uma cabeça pequena.

Para quem usa aparelho dentário há mais duas escovas recomendadas. Uma delas é a escova ortodôntica. Essa vai ajudar na limpeza dos bráquetes, tanto na parte de cima quanto na de baixo. Dê preferência a modelos com cerdas centrais menores. A outra escova é a interdental. Ela é bem pequena, ideal para limpeza entre os bráquetes. Opte por tipos com cerdas finas e cabeça pequena.

Além da escova, o que mais?

Nem só de escovação vive a higiene bucal. Além da escova, os pacientes que fazem tratamento dentário devem manter o uso do fio dental. Para isso, há o passa-fio, que facilita o procedimento, posicionando o fio entre os dentes e o aparelho, com mais agilidade.

A cera ortodôntica é outro acessório indispensável para quem usa aparelho dentário. Com ela, os bráquetes entrem em contato com a bochecha e os lábios, evitando a ocorrência de lesões e, consequentemente, dores e aftas.

Tenha cuidado com o aparelho dentário

Tenha sempre em mente que o aparelho dentário é seu melhor amigo. É através dele que você vai ter um sorriso para se orgulhar no futuro – e de dar inveja em muita gente. Para que isso se torne realidade, todo cuidado é pouco. O principal é deixar o aparelho dentário sempre limpo. Depois, vem os cuidados para não quebra-lo. Evite alimentos duros e pegajosos, pois eles são um perigo para o seu sorriso! Além disso, compareça sempre às manutenções marcadas com seu dentista.