Aparelhos dentários: conheça os diferentes modelos e funções

Prateados, coloridos, invisíveis… Os aparelhos dentários se apresentam de diferentes formas e com objetivos terapêuticos também distintos. Quem usa, ainda que resista no começo, sabe que os aparelhos dentários acabam se tornando uma marca registrada.

A procura por aparelhos dentários têm começado cedo, pelos pais que buscam mais qualidade de vida para seus filhos. No entanto, não tem uma idade máxima para começar o tratamento, os adultos também se beneficiam com tratamentos eficientes e estéticos.

De maneira genérica, é possível dividir os aparelhos dentários entre móveis e fixos. Para saber qual é o modelo ideal para você, é necessário conversar com seu dentista, para entender qual é o mais indicado para o seu caso. Continue a leitura e conheça mais tipos de aparelhos dentários:

 

Aparelho fixo

Esse é o tipo mais comum. Composto por bandas, fios e bráquetes, o aparelho fixo move os dentes em direção à posição correta. Esse modelo, em especial, exige atenção redobrada quanto à higiene.

 

Aparelho estético

Esse é o modelo indicado para os mais vaidosos. Apesar de possuir a mesma função que o aparelho convencional – corrigir dentes tortos e desalinhados –, o material dos bráquetes é praticamente da cor do dente, o que deixa o sorriso discreto. A aparência quase invisível proporciona mais segurança e beleza ao sorriso do paciente. É uma excelente opção para quem precisa corrigir os dentes, sem deixar de lado a aparência.

 

Aparelho móvel

No geral, até uns 12 anos de idade, é aconselhável o uso desse tipo de aparelho. Depois, os aparelhos móveis são indicados para quem já terminou o tratamento com aparelho fixo. A principal função desse modelo é conter os dentes para que não saiam do alinhamento. Mesmo que seja móvel, o uso deve ser constante. Caso contrário, pode prejudicar o resultado do tratamento.

 

Expansor palatino

Esse tipo de aparelho é desconhecido por muitas pessoas. Isso porque o expansor é um aparelho que se encaixa no céu da boca e serve, geralmente, para corrigir mordidas cruzadas. Ele é indicado principalmente para crianças e jovens e promove um ganho transversal na largura do céu da boca. Para obter o mesmo resultado em adultos, é necessária intervenção cirúrgica.

 

Alinhadores invisíveis

Esse modelo é usado em tratamentos ortodônticos estéticos, os alinhadores são placas muito sofisticadas, praticamente invisíveis e feitas sob medida. Eles são produzidos através de softwares que permitem visualizar os planejamentos e resultados pretendidos já na primeira consulta. Com os alinhadores invisíveis, o tratamento se torna mais higiênico, estético, com menos dores e mais eficiência.

 

Aparelho lingual

Esse aparelho é indicado para casos simples, de curta duração. Os bráquetes do aparelho lingual são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato direto com a língua. Apesar de haver um ganho estético, já que os dentes escondem o uso do aparelho, a funcionalidade é a mesma de um aparelho fixo.

 

Higiene bucal deve ser rigorosa com todos os tipos de aparelhos dentários

Independente de qual tipo de aparelho dentário você usa ou usará, é importante fazer o tratamento de forma adequada. Isto é, não falte às consultas de manutenção e tenha muito cuidado com a higiene. As escovas interdentais são ótimas opções para quem usa aparelho e o fio dental é imprescindível.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado