Bichectomia: procedimento estético ou funcional?

06/01/2019

Você já pensou em fazer bichectomia? Por quê? É claro que para quem não está satisfeito com o rosto arredondado, ela é a melhor opção, mas é importante saber que a cirurgia vai além da questão estética. A intervenção cirúrgica é caracterizada pela retirada do excesso de gordura das bochechas, na parte de baixo da maçã do rosto.

Essa remoção de gordura favorece, também, o paciente que morde constante a parte interna da boca. Sem o volume, as mordidas diminuem e, consequentemente, a ocorrência de lesões e feridas que podem causar dor. A bichectomia, nesse caso, assume caráter funcional.

A maneira com que a bichectomia – tanto funcional quanto estética – é realizada não muda. É um procedimento cirúrgico de pequeno porte, realizado na parte interna da boca, que não deixa cicatrizes aparentes. O paciente é anestesiado no local e o dentista faz uma pequena incisão de, em média, um centímetro. Por esse corte, é removido o acúmulo da Bola de Bichat. Em seguida, o profissional sutura a região com pontos comuns.

O pós-operatório da bichectomia é semelhante ao de uma extração de siso. Normalmente, é recomendado um repouso total de dois dias. Depois, aos poucos, o paciente pode ir retomando a rotina (mas pegando leve, principalmente em exercícios físicos). 

Efeitos da bichectomia

Uma questão importante é que os resultados surgem gradativamente e demoram, em média, três meses para aparecer totalmente. Os primeiros sinais surgem após duas semanas. A bichectomia possibilita a correção de assimetrias faciais e suaviza os traços do rosto, conferindo ao sorriso contornos faciais mais elegantes e naturais. Com um rosto mais fino, as maçãs do rosto vão ficar mais valorizadas, assim como as linhas da mandíbula.

Ao garantir mais qualidade de vida eliminando as mordidas ou melhorando a aparência dos traços do rosto, o paciente também vai ter aumento da autoestima. Há quem se pergunte, no entanto, se, com o passar do tempo, o rosto pode ficar flácido. A resposta é não, porque a gordura retirada é muito profunda em relação à pele e, além disso, o volume retirado da Bola de Bichat  não é grande.

 

Agende sua avaliação agora!