Clareamento a laser: entenda como funciona o procedimento

05/02/2019

Na busca pelo sorriso perfeito, muita gente já fez ou pretende fazer clareamento. Uma das opções mais modernas é o clareamento a laser, um método odontológico estético, que elimina manchas e pigmentos incorporados ao esmalte do dente. O clareamento a laser é, atualmente, a técnica mais segura para recuperar o branco dos dentes. Isso porque pode ser feito somente com o acompanhamento direto do dentista.

Realizado somente em consultórios de odontologia, o clareamento a laser tem um efeito rápido e super eficaz. O procedimento é feito por um dentista, que usa uma luz do tipo LED para ativar o agente presente no gel clareador. Durante o clareamento a laser, ele faz uma proteção especial nos lábios e nas gengivas, para evitar o contato com o gel. O laser, de baixa potência, é utilizado para diminuir a sensibilidade nos dentes.

O gel clareador permanece sobre os dentes em intervalos de, em média, 15 minutos, até somar o máximo de uma hora. O procedimento pode ser realizado em uma ou mais sessões. Isso vai depender do quão escuros estão os dentes do paciente. Há casos em que são necessárias até três sessões para alcançar o resultado desejado.

 

Quem pode fazer o clareamento a laser?

O clareamento a laser pode ser feito por qualquer pessoa interessada em melhorar a cor do seu sorriso. Não há efeitos colaterais. No entanto, não pode ter nenhum comprometimento nos dentes, como tártaro ou placa bacteriana.

 

Para prolongar o efeito, escove os dentes

Para manter os dentes brancos, com o efeito do clareamento a laser, mantenha a higiene bucal adequada. Isto é, escove os dentes após todas as refeições e não deixe de lado o fio dental. Quanto menos tempo a placa bacteriana ficar presa ao dente, maior a duração do sorriso branquinho.