Como a perda dentária afeta a saúde bucal?

30/07/2019

A perda de um dente pode ocorrer com qualquer pessoa, em qualquer momento da vida. Seja por um trauma ou uma doença, a aparência do seu sorriso é a primeira a ser afetada. Como sorrir com um dente faltando? A autoestima e a confiança ficam prejudicadas e nem sempre é possível corrigir o problema imediatamente. Mas, é necessário ficar atento. A perda dentária também pode afetar a sua saúde bucal, prejudicando funções básicas. Dessa forma, conheça os problemas que a perda dentária pode causar lendo o material que preparamos para você!

Leia mais: Quando é necessário colocar um Implante Dentário?

Principais consequências da perda dentária

O sorriso perfeito é o sonho de muitos. Imagine sorrir sem se preocupar em colocar a mão na frente da boca ou ficar pensando no que os outros vão achar. Isso te traz mais liberdade para criar novos relacionamentos e oportunidades. Porém, a saúde do seu sorriso vai muito além da beleza. A falta de um dente pode prejudicar até mesmo momentos simples, como a mastigação de um alimento ou falar. Você também pode perceber dificuldades para fechar a boca e engolir, por exemplo.

Além disso, sem nada para preencher o espaço vazio, os dentes vizinhos podem acabar se deslocando para a região. Eles podem se inclinar, causando, portanto, uma completa desorganização na estrutura dentária.

Estrutura óssea também é afetada pela perda dentária

Uma das principais funções dos seus dentes, além da fala e da mastigação, é a proteção da gengiva e do tecido da região, chamado de periodonto. Portanto, quando há a falta deles, sua gengiva fica exposta, tornando-se vulnerável durante a escovação ou quando você come alimentos mais duros. Em outras palavras, como o tecido da gengiva fica afetado pela falta de dentes, a estrutura óssea fica desgastada, causando a diminuição do osso naquela região.

Opções de tratamento para a perda dentária

A avaliação com o dentista é fundamental. Além de examinar sua boca e indicar a melhor opção de tratamento, o profissional certamente também pode lhe dizer se há mais algum procedimento a ser feito antes da correção da perda dentária.

Uma das opções para a perda dentária é a colocação de implantes e próteses. Eles restabelecem totalmente a função do dente perdido. Acima de tudo, são essenciais para um sorriso bonito: idênticos aos dentes naturais, recuperam sua autoestima, para que você possa sorrir quando e onde quiser.

Leia mais: Saiba ao que ficar atento antes de realizar implante dentário

Quer saber mais sobre implante dentário em Porto Alegre ou em uma das 15 cidades em que a Dental Arte está presente? Clique aqui.

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado