Como higienizar o Aparelho Metálico?

14/12/2020

Você realizou seu sonho: finalmente está com o aparelho dentário. Com tantas novidades, como as rotineiras consultas de manutenção e as alterações na alimentação, há ainda outra mudança. Com os bráquetes e fios metálicos, a escovação também necessita de outros cuidados. Neste texto, falaremos sobre como higienizar o Aparelho Metálico. Confira!

Para garantir que sua saúde bucal esteja em dia, é muito importante seguir as dicas abaixo. Afinal, sabendo como higienizar o Aparelho Metálico, você estará contribuindo para o sucesso do seu tratamento. Isso porque, a falta de escovação adequada pode causar diversos problemas. Entre eles, cáries, acúmulo de alimentos entre os dentes e tártaro. 

A seguir, você saberá como manter seu aparelho sempre bem higienizado e, mais do que isso, como garantir que seu tratamento seja um sucesso!

Como funciona o Aparelho Metálico?

O Aparelho Metálico é composto por bráquetes, fios, bandas e elásticos. Além disso, possui as famosas borrachinhas. Elas são, sem dúvida, uma das partes mais divertidas do tratamento. Afinal, é possível trocar a cor mensalmente e ter sempre um sorriso “novo”. Todas essas partes juntas compõe um sistema capaz de alinhar e corrigir diversos problemas dentários. Com o planejamento de um cirurgião-dentista especialista, você garante que sua saúde bucal esteja em dia.

Assim, com os exames prévios necessários, o profissional compõe o plano de tratamento ideal para você. Com isso, mês a mês, seus dentes e mordida vão se encaixando e ficando na posição ideal. No entanto, todas essas mudanças exigem disciplina e comprometimento. Além das consultas da manutenção periódicas, em casa você já pode fazer muito pelo seu sorriso!

Descubra como higienizar o Aparelho Metálico

Para que sua saúde bucal esteja sempre em dia, é necessário escovar seus dentes ao menos três vezes ao dia. Além disso, o fio dental e o enxaguante bucal são indispensáveis na sua rotina. Assim, com os devidos cuidados, você evita diversos problemas.

Escovação

Para higienizar seu aparelho corretamente, é preciso seguir alguns passos. Para a escovação, por exemplo, existem escovas ortodônticas ideais para quem usa aparelho. Isso porque, ela é totalmente pensada para limpar com mais facilidade as peças. Com seu auxílio, escove seus dentes normalmente, com pequenos movimentos circulares em todas as regiões da sua boca. Não esqueça da gengiva, língua e da parte de trás dos dentes.

Bráquetes

Os bráquetes são as pecinhas coladas aos dentes. Elas garantem a sustentação dos fios metálicos e dos elásticos. Nos modelos tradicionais do aparelho metálico, existem as borrachinhas. Nesses casos, o cuidado deve ser redobrado. Isso porque pode haver grande acúmulo de alimentos na região. Para que isso não ocorra, escove a área com atenção.

Use o Passa Fio

Como você já sabe, o fio dental é fundamental para sua saúde bucal. Seu uso deve ser diário e, além disso, a higienização deve ser feita corretamente. Assim, você evita a formação de placa bacteriana em locais onde a escova não alcança. Simples, né? Porém, para quem usa aparelho, a tarefa pode ser um pouco mais complicada. 

Sorte a nossa que a solução já existe também. Para quem está em tratamento ortodôntico, o passa fio é indicado. Similar a uma agulha, ele auxilia a passar o fio dental entre as partes mais difíceis de serem alcançadas.

Escova Interdental e Enxaguante Bucal

As escovas interdentais são importantes ao iniciar o tratamento com o aparelho metálico. Isso porque, elas auxiliam na escovação, em pontos onde a escova não é capaz de limpar tão bem. A frequência de seu uso deve ser indicada pelo dentista. Como complemento, não esqueça dos enxaguantes bucais. Eles atuam na prevenção da placa e de manchas nos dentes.

Visite regularmente o dentista para saber como higienizar o Aparelho Metálico

Para fechar com chave-de-ouro os cuidados com seu sorriso e para saber como higienizar o aparelho dentário, a dica é básica. Visite regularmente seu dentista. Além das consultas de manutenção, qualquer mudança no seu sorriso deve ser comunicada a ele. Além disso, ele também pode indicar limpezas periódicas. Por isso, não deixe para depois esse importante cuidado!

Quer saber mais? Então, agende sua avaliação conosco!

Saiba mais sobre nossas clínicas clicando aqui.

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.