Escova de bambu: quais as principais vantagens de usar?

05/10/2021

Manter a saúde bucal e cuidar do planeta são duas tarefas possíveis de conciliar. Isso porque, hoje em dia, existem escovas feitas de material biodegradável, como a escova de bambu. Elas têm a mesma finalidade de uma escova convencional: deixar seus dentes e gengivas saudáveis e bonitos, mas podem trazer ainda mais benefícios, tanto para você quanto para o planeta.

Neste artigo, vamos falar sobre os materiais que compõem as escovas de bambu, seus benefícios e os cuidados necessários para que durem mais.

O que é uma escova de bambu?

É uma escova biodegradável que possui o cabo de bambu, ou seja, um material ecológico que não polui a natureza.  Dessa forma, apesar de parecer um gesto pequeno, você vai estar colaborando diretamente para a preservação do planeta.

Além disso, sua saúde bucal não será prejudicada, já que as cerdas da escova são feitas de poliéster. Para completar, as escovas de bambu não possuem corantes que podem afetar, a longo prazo, o seu bem-estar.

Como realizar a higiene bucal com a escova de bambu?

A higiene deve ser feita da mesma forma que a realizada com a escova convencional. Adicione a quantidade correta de creme dental nas cerdas e escove normalmente. Não se esqueça de passar o fio-dental.

Depois, guarde a escova em local seco e arejado. Assim, você preserva a durabilidade da escova e a protege, ainda mais, de microrganismos que podem ser nocivos.

Mas, afinal, qual creme de dental usar?

Hoje em dia, existem opções veganas e com ativos naturais mesmo em cremes industrializados, que podem ser uma ótima escolha para quem quer contribuir com o mercado sustentável.

Ainda assim, é necessário consultar seu dentista antes de qualquer mudança em seus hábitos de higiene oral.

Pasta de dente: você está usando a certa? Confira os tipos.

Qual o impacto da escova de bambu?

A escova de bambu pode ser enterrada no pátio, ou mesmo, virar adubo em alguma compoteira. Em média, elas se decompõem em 30 anos, bem diferente das escovas de dente convencional. 

Quais as principais vantagens de uma escova de bambu?

  1. Antibacteriano natural

A escova de bambu evita a proliferação de bactérias e fungos. Por isso, não se preocupe, ela é segura para sua higiene bucal. No entanto, lembre-se de mantê-la em local arejado e seco. Realize a troca periódica a cada 3 meses ou de acordo com a orientação do profissional.

  1. Sustentável

O bambu cresce rápido e precisa de pouca água para se desenvolver, não comprometendo, assim, o bom funcionamento do meio-ambiente. O impacto das escovas de bambu é baixo, não polui os mares, e ainda pode virar adubo. Invista no futuro!

  1. Dentes saudáveis

As escovas de bambu são ótimas para a limpeza dos dentes, deixando-os saudáveis e livres da placa bacteriana. Escove os dentes, ao menos, três vezes por dia. Não se esqueça, no entanto, de ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano para uma limpeza mais aprofundada.

  1. Ecologicamente corretas

Pequenos atos fazem com que possamos acreditar em um futuro melhor e mais sustentável para todos. Comece hoje, mudando o que é possível na sua rotina. Comece pela escova de dentes. Tudo que você fizer vai colaborar para um mundo em harmonia com a natureza.

Gostou desse conteúdo? Então, nos siga nas redes sociais, como Instagram e Facebook.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.