Coronavírus: saiba quais são os principais cuidados

17/03/2020

A rapidez do avanço do novo Coronavírus tem preocupado muito a população. O vírus que começou a se espalhar em Wuhan, na China, foi transmitido de forma cada vez mais acelerada a diversos outros países. Situação que se enquadra, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como pandemia.

No Brasil já são mais de 230 casos confirmados da Covid-19, doença respiratória causada pelo vírus. Além desses, mais de 2.000 mil casos aguardam o resultado dos exames para a confirmação da doença. No mundo, a doença já vitimou mais de 6.500 mil pessoas e infectou mais de 183 mil. Sabendo de tudo isso, vem a pergunta: como evitar a propagação do Coronavírus?

Sintomas do Coronavírus

Reconhecer os sintomas é fundamental para uma rápida notificação da doença. Febre, tosse e dificuldade para respirar são os principais sinais da Covid-19. Recomenda-se que pacientes que apresentem os quadros acima, entrem em contato imediatamente com os órgãos responsáveis em seus estados. No Rio Grande do Sul, por exemplo, você pode notificar e solicitar a coleta de amostrar para exames através dos números abaixo:

Vigilância em Saúde Estadual: 150

Municipal: 156

Federal: 136

Coronavírus: como está a situação no Rio Grande do Sul após medidas para conter a pandemia

Como a doença é transmitida?

Embora as investigações sobre a transmissão do Coronavírus ainda estejam em andamento, já é notável que a transmissão ocorre de forma continuada. Ou seja, de pessoa para pessoa através do ar ou contato direto com as secreções contaminadas. Por isso, o isolamento tem sido amplamente recomendado. Inclusive, em alguns estados, diversas atividades como as acadêmicas, escolares e culturais já foram suspensas.

Confira o guia ilustrado sobre o Coronavírus

A transmissão ocorre principalmente pelo contato com secreções contaminadas como saliva, espirro, tosse ou catarro. Contatos próximos como toque ou aperto de mão, contato com objetos e superfícies contaminadas são alguns dos vetores. Por isso, a higienização das mãos com água e sabão e o uso do álcool gel são tão importantes. Antes disso, evite contato com sua boca, nariz ou olhos.

Como prevenir o Coronavírus?

Se você voltou de viagem recentemente, principalmente de países que têm casos suspeitos como: China, Itália e Estados Unidos, por exemplo, é importante realizar os exames para saber se você está em dia com sua saúde. Afinal, o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

O Ministério da Saúde orienta alguns cuidados básicos para a redução do risco geral de contrair e transmitir o Coronavírus. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Mantenha sempre por perto álcool gel, principalmente para se higienizar em locais públicos. Como dito anteriormente, o contato com olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas é extremamente prejudicial. Por isso, cuide para estar sempre com elas limpas.

Se apresentar sintomas gripais, caso seja possível, fique em casa. O grupo de risco da doença inclui idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas no coração e com doenças renais, asmáticos e fumantes. Por isso, por mais que você não esteja em nenhuma dessas categorias, ainda pode transmitir a elas, causando ainda mais casos da doença.

Lembre-se sempre: ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenços de papel ou com a parte interna do braço. Os profissionais de saúde devem usar as medidas de precaução padrão, com o uso de máscaras, luvas, avental e óculos de proteção.

Tenho um compromisso nos próximos dias! E agora?

Seu compromisso é adiável? Se sim, remarque. Caso apresente os sintomas mencionados anteriormente, prefira ficar em casa.

Dicas de saúde bucal para ter em casa: 6 hábitos saudáveis para adotar hoje

A equipe Dental Arte já está preparada para orientar seus pacientes a procurarem ajuda médica em caso de suspeita e remarcando suas consultas para os próximos dias, evitando assim, a propagação da Covid-19.

Clique aqui para encontrar sua unidade e entrar em contato para reagendar sua consulta