Gengiva: quais cuidados adotar para ficar saudável?

20/05/2021

Primeiramente, é importante saber que a gengiva precisa de atenção. Como já falamos antes, a higienização e saúde bucal vão muito além de, apenas, escovar os dentes. É uma série de ações que determinam uma boca mais saudável.

Além disso, diferente de outras partes da boca, a gengiva deixa claro quando não está saudável.

SAÚDE DA GENGIVA E SAÚDE BUCAL

Antes de tudo, alguma vez você estava escovando os dentes e notou um sangramento? Possivelmente isso seja gengivite. Quando a gengiva não está saudável, esse é o principal sinal. Ele, geralmente, está ligado a uma limpeza ineficaz ou insuficiente.

Por conta disso, o primeiro – e mais importante – passo para manter a gengiva saudável é uma limpeza eficaz. Nesse sentido, escove bem os dentes, passe fio dental e enxaguante bucal, e limpe a língua. Além disso, periodicamente, faça uma limpeza dentária com seu dentista.

Cuidados básicos com a gengiva

É importante ter em mente que seus hábitos interferem na saúde da sua gengiva. Desde sua higienização, como também a alimentação, por exemplo. Alimentos gordurosos ou muito doces, costumam contribuir para o acúmulo da placa bacteriana.

A placa, quando surge e aumenta, pode causar gengivite, por exemplo. É daí que vem o sangramento durante a escovação. Por conta disso, preste atenção na sua alimentação e sempre mantenha uma boa higienização.

Ah, e não esqueça: pare de usar palitos de dente imediatamente. Ele pode ferir sua gengiva. Opte sempre pelo fio dental para realizar essa limpeza pós-refeição.

A higiene bucal importa

Já falamos um pouco, mas é sempre bom lembrar que a limpeza da boca ajuda. Passar o fio dental, realizar uma escovação com qualidade, usar enxaguante bucal. Em suma, todos esses hábitos ajudam a se livrar de bactérias e germes, melhorando a saúde da boca e da gengiva.

Por fim, mas não menos importante, nunca descarte uma ida ao dentista. Ele ajuda a manter a saúde sob controle, com qualidade profissional. A limpeza clínica auxilia na higienização mais profunda e outros problemas podem ser detectados.

Agende uma avaliação.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.