Como curar a afta: Acompanhe nossas dicas!

Pelo menos uma vez na vida, você já deve ter sofrido com o incômodo das aftas, não é mesmo? Porém, para tratá-la é importante conhecer sua origem e suas causas. Desta forma, leia nosso conteúdo e saiba como curar a afta! Assim, você se livrará mais rapidamente do incômodo.

O que é afta?

Podemos entender a afta como uma pequena úlcera. Ela pode aparecer em diversos pontos da boca. Por exemplo, pode surgir na língua, bochechas ou nas margens dos lábios. Essas feridas podem ser bem dolorosas e incômodas. Além disso, podem causar febre, cansaço e desconforto na hora de ingerir alimentos. 

Depois de um determinado tempo, elas costumam sumir naturalmente. Porém, se uma afta permanecer por mais de 3 semanas, é sinal de alerta. Por isso, sempre vá ao dentista ou ao médico. Apenas um profissional poderá determinar se essa afta é sinal de algum problema mais grave em seu organismo.

Quais são as causas deste transtorno?

Apesar dos diversos estudos realizados ao longo dos anos, ainda não há uma causa definida. Porém, existem hábitos que provocam um maior aparecimento das aftas. O consumo de alimentos mais ácidos, bem como, o uso de aparelho dentário, podem contribuir para o seu surgimento. Além disso, pequenos machucados causados por acidentes ou escovação excessiva também podem causar aftas. 

Estudos indicam que as aftas também podem surgir em indivíduos que possuam carência de vitamina B12. Para saber mais, veja outras causas da afta:

1) Mordida na língua;
2) Alimentos cítricos como kiwi, abacaxi ou limão, por exemplo;
3) Alteração do pH da boca, que pode ser causado pela má digestão;
4) Alergia a alimentos;
5) Estresse;
6) Doenças autoimunes.

Como tratar?

Apesar da afta sumir naturalmente, ela se torna um incômodo. Por isso, caso tenha muita dor ou dificuldade para se alimentar, por exemplo, é possível fazer uso de alguns métodos. Medicamentos e pomadas tópicas, por exemplo, reduzem a inflamação e a dor. 

Após um período de 7 a 10 dias, elas somem sem deixar cicatrizes. Por isso, tente evitar o uso de remédios caseiros para curá-las. Evite o sal e o bicabornato de sódio. Eles podem causar uma piora no quadro e machucar ainda mais a região.

Inegavelmente, outra dica importante é realizar bochechos com água morna ou enxaguante bucal sem álcool. Acima de tudo, o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios deve ser prescrito pelo dentista ou médico responsável.

Prevenção das Aftas

O bom funcionamento das defesas do nosso organismo depende de uma alimentação que consiga suprir todas as nossas necessidades de nutrientes e micronutrientes, especialmente o ferro e as vitaminas. Para isso, a dieta deve incluir frutas, verduras, legumes, carnes magras e cereais integrais. Uma dica especial é consumir iogurtes e leites fermentados que contenham lactobacilos vivos, pois eles ajudam na prevenção deste distúrbio.

Visite uma Dental Arte perto de você. Para agendar sua avaliação, basta clicar aqui!

É importante ter a certificação de que trata-se apenas de uma afta e não uma lesão mais grave. Não esqueça de deixar seu comentário, caso ainda haja alguma dúvida!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.