Saúde bucal sempre em dia: confira 8 dicas!

Na correria do dia a dia, às vezes, deixamos de lado alguns dos cuidados que devemos ter com nossa saúde bucal. Um erro que pode causar diversos problemas. Doenças como cáries, gengivite e mau hálito, por exemplo, são causados pela higienização incorreta dos nossos dentes. Quadros como esse podem, portanto, evoluir para problemas mais graves, como perda dentária e, até mesmo, afetar nossa saúde geral.

Para evitar todas essas complicações, que tal adotar em sua rotina oito dicas simples em sua saúde bucal? Assim, você mantém seu sorriso 100% saudável e bonito para espalhar alegria por aí! Vamos conferir?

Veja também: cuidados após a limpeza dentária

Oito dicas indispensáveis de Saúde Bucal

1. Escolha a escova certa para você

Escova é escova, serve qualquer uma? Não! Saiba que é fundamental escolher o tipo certo para você. Por exemplo, as que possuem cerdas macias são as mais indicadas, sabia? Isso porque, elas limpam os dentes sem desgastar sua superfície e evitam o surgimento da retração gengival. Além disso, as com a cabeça menor são ideais para alcançar todos os dentes e espaços da boca. Assim, há menos riscos de acumular restos de alimentos e bactérias!

2. Escove seus dentes e use fio dental após as refeições

Básico, né? Mas, tem gente que protela essa tarefa tão importante. Por mais que o tempo seja curto, tire alguns minutos após as refeições para higienizar seus dentes. Isso evita que os alimentos fermentem na boca, proliferando bactérias que podem causar o mau hálito e a cárie, por exemplo. Mantenha sempre um kit com escova, pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal.

3. Deixe a preguiça de lado e escove os dentes antes de dormir

Quando bate o sono, fica difícil se concentrar e pensar em ir escovar os dentes, né? Mas, essa é uma das escovações principais do nosso dia. Isso porque, durante a noite, a produção de saliva diminui, propiciando uma proliferação maior de bactérias.

4. Espere alguns minutos para escovar os dentes após consumir alimentos ácidos

Você sabia que precisa esperar cerca de 30 minutos após consumir alimentos e bebidas como laranja, limão, lima e, até mesmo, refrigerantes? Isso porque, por serem ácidos, eles desgastam a superfície dentária. Portanto, a escovação pode piorar esse quadro, gerando enfraquecimento.

5. Troque a escova de dentes periodicamente

O tempo pode variar, mas em média, é preciso trocar sua escova a cada 3 meses. Ao notar os primeiros sinais de que as cerdas estão desgastadas ou deformadas, substitua por uma nova. Afinal, quando estão assim, elas já perderam sua função: limpar corretamente seus dentes.

6. Escove a língua

Para evitar o acúmulo de resíduos de alimentos e a proliferação de bactérias na boca, é essencial que você escove sua língua! Isso reduz as chances de você ter o temido mau hálito. Não se esqueça também de higienizar sua gengiva, céu da boca e bochechas.

7. Bochechar antes da escovação

Coloque um pouco de água na boca e bocheche. Assim, isso ajuda a retirar os resíduos dos alimentos, higienizando sua boca e evitando que eles sejam transferidos para a escova na hora da higiene.

8. Visite o dentista a regularmente

Por melhor que seja sua rotina de higienização, é sempre importante manter visitas regulares ao dentista. O profissional pode avaliar sua saúde bucal, indicar se há algum problema e lhe solicitar exames. Além disso, ele realiza a limpeza dentária, que é o complemento da sua escovação diária.

Quer saber mais? Agende sua avaliação conosco clicando aqui.

Siga-nos no Facebook e Instagram.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado

Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

Seus dados estão seguros conosco.