Enxerto ósseo: saiba quando ele é indicado

Geralmente quem opta pelo implante dentário, ouve falar do enxerto ósseo. Mas, afinal, o que é este procedimento? Por que ele é tão importante? Em primeiro lugar, é importante entender que o tratamento é caracterizado pela colocação do tecido ósseo (que pode ser do próprio paciente, sintético ou de algum banco) para auxiliar na restauração de algum dano, causado pela disfunção do tecido original.

O enxerto é fundamental para assegurar que o implante terá sustentação suficiente para se adaptar à boca do paciente. Interessante, né?

Como funciona o enxerto ósseo?

O procedimento auxilia na formação de um novo tecido de sustentação do dente. Além disso, ele ajuda na prevenção da reabsorção óssea, evitando a instabilidade na região da cirurgia. Outra vantagem é a ausência de dor. Ou seja, não precisa se preocupar com o desconforto durante a cirurgia: o enxerto ósseo é feito com a utilização de anestesia.

Após a operação, são prescritos anestésicos, repouso e alimentação fria e pastosa. Isso garante um pós-operatório tranquilo e uma cicatrização rápida. Seguindo as recomendações do seu dentista, em poucos meses você poderá ir para o próximo passo: o implante dentário.

Mas afinal, quando ele é indicado?

Apenas o dentista pode atestar essa necessidade. Porém, alguns fatores podem ser um sinal: a perda dentária, quando não tratada imediatamente, por exemplo, é um deles. É importante manter vistas regulares ao dentista a cada seis meses, para fazer consultas de avaliação.

Quais cuidados devo tomar após a cirurgia?

O mais importante neste período é o repouso físico total por cerca de três dias ou parcial por, mais ou menos, cinco dias. É preciso ter uma certa antecedência para realizar a cirurgia, que requer descanso e evitar o estresse. Além disso, é importante colocar gelo na área, evitando assim, os inchaços. Portanto, prefira alimentos mais frios e pastosos, como sorvetes, gelatinas e similares.

Assista ao vídeo e tire suas dúvidas sobre o enxerto ósseo com o Dr. Fabrício:

Agende sua avaliação conosco por WhatsApp: clique aqui! Ou, se preferir, preencha o formulário pelo site clicando aqui.

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado