Escovar os dentes após comer: quanto tempo esperar?

15/10/2019

É natural que desde criança se ouça muito: “escove os dentes após comer”! Porém, alguém já lhe disse quanto tempo depois da refeição isso deve ser feito? Não? Saiba que você não é o único. Muitas pessoas têm o hábito de correr para o banheiro após almoçar, jantar ou, até mesmo, fazer um lanche. Porém, não é bem assim. Você sabia que há um tempo mínimo que deve ser respeitado para escovar os dentes após comer?

Por que escovar os dentes após comer é tão importante?

Sabemos que não é apenas após as refeições. Ao acordar e antes de ir dormir, é importante conservar o hábito de escovar os dentes. Isso porque, essa é uma das ações necessárias para manter sua saúde bucal em dia.

Portanto, uma dica para nunca ser pego desprevenido é carregar um kit de saúde bucal. Ele deve conter os itens básicos que compõe sua higienização diária. A escova, a pasta de dente, o fio dental e o enxaguante bucal são indispensáveis para manter seus dentes saudáveis.

Isso evita que restos de alimentos se prendam à superfície dos dentes, resultando em diversos tipos de doenças. Doenças essas, que se não forem devidamente tratadas, podem causar até mesmo a perda dentária. Perigoso, né?

Então, quanto tempo devo esperar para escovar os dentes após comer?

Não se afobe! É importante sim, mas também é fundamental esperar, ao menos, cerca de 30 minutos para escovar seus dentes após as refeições. Isso porque, a escovação imediata pode causar alguns problemas. Entre eles, estão a erosão dentária.

Isso pode ocorrer porque, ao escovar os dentes antes de deixar a saliva agir neutralizando os ácidos, eles podem ser espalhados pela superfície dentária, causando a erosão. Principalmente, após consumir alimentos mais ácidos ou doces demais – como balas, refrigerantes ou frutas cítricas, por exemplo. Esse intervalo auxilia no equilíbrio do pH bucal.

Quando o pH está equilibrado, ele ajuda a manter a microbiota bucal saudável. Ou seja, quando ele está alterado, há o aumento das chances da proliferação de bactérias que podem causar a cárie.

Mantenha às idas ao dentista

Além desses cuidados, você deve visitar regularmente seu dentista. Só ele é capaz de identificar e prevenir doenças bucais e, além disso, cuidar do seu sorriso para que ele esteja cada vez mais bonito e saudável.

Quer agendar sua avaliação? Entre em contato conosco clicando aqui ou preencha o cadastro on-line e não perca mais tempo!

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado