Festas de fim de ano: dicas para não descuidar da saúde do seu sorriso

Comilança, comemorações, viagens… O período de festas de fim de ano é, geralmente, muito divertido, fazendo com que cuidados básicos com a saúde dos dentes sejam deixados de lado. Mas não dá pra descuidar do sorriso, principalmente em uma época em que são ingeridos muitos doces, alimentos crocantes e diferentes tipos de bebidas. Conforme levantamento realizado nas clínicas da rede Dental Arte, o número de casos de cárie, sensibilidade e lesões nos dentes e gengivas aumenta significativamente nesta temporada.

Isso acontece porque com a correria de fim de ano, a higiene bucal acaba deixando de ser prioridade. Ao abrir mão da escovação e do uso do fio dental, mesmo que por um período curto, o sorriso branquinho e saudável é colocado em risco. A formação da placa bacteriana, por exemplo, demora menos de 24 horas. Depois de formada, a placa já começa a atingir o esmalte, podendo provocar hipersensibilidade. Se não acontece a escovação, as bactérias começam a alcançar a dentina, aumentando as chances de dor.

E ninguém quer ter as comemorações interrompidas por problemas odontológicos, né? Confira os cuidados que não podem ficar de fora dos rituais de ano novo:

 

Escovação e fio dental:

Parece – e é – o cuidado mais básico com a saúde bucal, mas há quem relaxe nesse quesito durante as comemorações de fim de ano. Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, para não dar oportunidade para a placa bacteriana se enrijecer, ainda mais que há muita ingestão de açúcar nessa época. Se for necessário, mantenha sempre junto com você um kit de higiene bucal.

 

Invista no uso de enxaguante bucal:

Nem todo mundo tem o costume de utilizar enxaguante bucal depois de escovar os dentes. Nesse período, contudo, é interessante que o hábito seja implementado. O produto auxilia a controlar a saúde bucal e a reduzir o acúmulo de açúcar. É um bom complemento à escovação, ainda mais que ajudar a deixar o hálito em dia.

 

Beba mais água:

Não é segredo para ninguém que consumir água faz bem para o corpo humano. No entanto, o que pouca gente sabe que o líquido é capaz de manter os níveis de minerais da boca corretos, estimulando a produção de saliva e a limpeza da boca. Quando se bebe pouca água, aumenta o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e, consequentemente, o mau hálito.

 

Cuidado com alimentos duros:

Não utilize os dentes para abrir nada e tenha cuidado ao mastigar alimentos como nozes, castanhas e avelãs. Texturas duras em contato com os dentes podem facilmente causar uma fratura. Para quem usa aparelho, a atenção deve ser redobrada, já que os bráquetes podem quebrar ou descolar, prejudicando o tratamento ortodôntico ou, até mesmo, machucando a boca.

 

Evite palitar os dentes:

Palitar os dentes pode ser perigoso para a gengiva. Opte pelo fio dental, que além de não machucar, alcança espaços que o palito não consegue.

 

Cuidado com as brincadeiras:

Nesta época são comuns confraternizações à beira da piscina. Por isso, há orientação para cuidar com tombos, já que podem ferir a boca de quem usa aparelho e até quebrar dentes.

 

Não falte às manutenções:

Essa dica é especialmente para aqueles que usam aparelho. O retorno ao dentista faz parte do planejamento do dentista para o tratamento ortodôntico de cada paciente, tornando imprescindível o comparecimento em todas as consultas de manutenção. Não deixe que viagens e festas atrapalhem o compromisso com a melhora do seu sorriso.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado