Posso fumar após colocar implante dentário?

03/07/2019

O implante dentário pode mudar a estética do sorriso e trazer inúmeros benefícios para a saúde bucal e a autoestima do paciente. Muitas pessoas enfrentam dificuldades ou receio para sorrir por conta de falhas dentárias. Por conta disso, o implante traz mais conforto e segurança para a rotina de quem passa por esse problema.

Leia mais: conheça os tipos de implantes dentários disponíveis

Porém, é necessário estar atento às recomendações do seu dentista. Pratique uma boa higiene bucal, escovando seus dentes três vezes ao dia e utilizando fio dental diariamente. Utilize escovas interdentais, que deslizam entre os dentes e ajudam a limpar mais profundamente. Elas são capazes de atingir áreas específicas em volta do implante. Além disso, evite mastigar alimentos duros como rapaduras, pés-de-moleque ou, até mesmo, gelo. E não fume! Esse hábito é extremamente nocivo para sua saúde bucal e seu novo implante dentário.

Fumar pode causar problemas ao implante dentário

É importante também mudar seus hábitos ao optar pela colocação dos implantes. O fumo pode enfraquecer a estrutura óssea e contribuir para possíveis falhas no procedimento. Segundo a Associação de Cirurgiões Buco-Maxilo Faciais, um estudo realizado nos Estados Unidos constatou que mais de 95% dos pacientes apresentam resultados satisfatórios após a colocação do implante dentário. A técnica, que insere o implante no osso da mandíbula, entretanto, pode não ser indicada para fumantes.

Outro estudo, dessa vez realizado por pesquisadores da Universidade de Murcia, na Espanha, corroborou essa tese. Foram estudados 66 pacientes que receberam 165 implantes durante um período de cinco anos. O índice de insucesso em fumantes foi de 15,8%, enquanto o de não-fumantes ficou em 1,4%. Isso porque pessoas que fumam apresentam um maior risco de infecção pós-cirurgia. Por consequência, também têm uma cicatrização mais lenta, dificultando as próximas etapas do processo, como a osseointegração.

Portanto, como o procedimento requer cirurgia, os pacientes devem estar em boas condições de saúde. Também devem apresentar gengivas saudáveis e possuir ossos adequados para dar o suporte ao implante. Além disso, é necessário realizar visitas regulares ao dentista. Acima de tudo, só um profissional pode atestar com certeza se é possível a colocação do implante dentário.

Mantenha a saúde bucal em dia ao colocar um implante dentário

Manter bons hábitos colaboram para manter sua saúde bucal em dia em qualquer fase da vida. Com o implante dentário não é diferente. Portanto, realize limpezas periódicas e visite seu dentista regularmente para garantir que não há complicações pós-cirurgia e evitar que outras doenças bucais possam aparecer. Em outras palavras, cuide da sua saúde e evite complicações futuras com a prevenção e o diagnóstico precoce.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado