Limpeza dentária: saiba a importância para sua saúde bucal

Escovar os dentes, passar fio dental e enxaguante bucal, são itens básicos da rotina de higiene bucal da maioria das pessoas. Eles são fundamentais para garantir que a saúde esteja em dia, prevenindo doenças como a cárie e a gengivite. Mas, na correria, acabamos esquecendo de ir ao dentista regularmente. Portanto, que tal reservar o período de férias para fazer seu check-up odontológico e a limpeza dentária?

Aproveitar o tempo livre para por esses cuidados é importante. Isso porque, mesmo com a higienização diária, a escovação não consegue dar conta de remover todos os resíduos de alimentos. Assim, você pode sofrer com doenças provenientes do acúmulo de tártaro e bactérias.

Confira alguns cuidados que são precisos após a limpeza dentária

Como é feita a limpeza dentária?

Para você que morre de medo de dentista, não se preocupe: a limpeza é super tranquila! É comum sentir uma leve pressão na região, feita pela escova rotatória. Ela é uma das ferramentas fundamentais para o processo, limpando cada um dos seus dentes. Outro item indispensável é a pasta profilática, especial para uma higiene ainda mais completa. Além disso, o dentista faz uso do flúor, muito importante para você! Sabe por quê?

Confira algumas vantagens do flúor

Previne a cárie 

O flúor, além de diminuir o aparecimento das bactérias causadoras da cárie, possui a capacidade de inibir a fermentação láctica, que é importante na produção de energia desses microrganismos.

Inibe o mau hálito

Justamente por sua ação antibacteriana, o flúor é um excelente aliado na prevenção do mau hálito.

Fortalece o esmalte dos dentes

Outro benefício do uso do flúor é a recuperação e fortalecimento do esmalte dos dentes, que acontece quando há a sua erosão ou corrosão. Portanto, ele ajuda a evitar os processos de desmineralização provocado pelos ácidos liberados após a alimentação.

Veja os outros conteúdos do nosso blog sobre Saúde Bucal: clique aqui!

Qual a periodicidade da limpeza dentária?

Para aproveitar todas as vantagens da limpeza dentária, é preciso manter uma certa regularidade nas visitas ao dentista. Por isso, ao fazer sua avaliação, o profissional pode lhe indicar quando voltar. Então, não deixe de usar esse momento para tirar todas suas dúvidas e melhorar ainda mais sua saúde bucal!

Outra vantagem de ir ao dentista mais seguidamente, é que você pode prevenir outras doenças, que se não tratadas, podem até mesmo causar perda dentária. Com um exame clínico detalhado, isso pode ser avaliado precocemente e evitar problemas maiores.

Que cuidados devo tomar após o procedimento?

Após a limpeza, você vai sentir seus dentes mais limpos e claros. Isso porque, ela remove manchas também, deixando seus dentes além de mais saudáveis, mais bonitos. Portanto, para garantir que o flúor tenha o efeito esperado, é recomendado que alimentos pegajosos e ricos em carboidratos saiam de cena por algumas horas. Já a escovação já pode ser feita após 2 horas da limpeza dentária.

Quer saber mais? Agende sua avaliação agora mesmo com nossa equipe!

Siga-nos no Instagram e no Facebook!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado