Consultas de manutenção: saiba a importância delas para o tratamento ortodôntico

As consultas de manutenção são parte da rotina de quem precisa aderir ao tratamento ortodôntico. Mensalmente, é necessário ir até o dentista, realizar ajustes e conferir se tudo está correndo como esperado. Porém, às vezes, ocorrem imprevistos e é necessário remarcar. Ou, até mesmo, pular aquele mês. Mas é necessário cuidar das suas ausências! Elas podem prejudicar e, até mesmo, atrasar seu procedimento.

A manutenção é essencial para um tratamento de sucesso. Conforme o tempo passa, o aparelho aplica forças leves e gradativas em sua arcada dentária. Portanto, para que você tenha os resultados esperados, não é indicado faltar às suas consultas!

Por que é tão importante ir às consultas de manutenção?

Como já falamos, seu tratamento pode ficar prejudicado caso você fique muito tempo longe do dentista. A consulta é o momento em que o profissional realiza a troca dos arcos ortodônticos, substitui as borrachinhas e outras peças do seu aparelho.

Quando utilizamos os aparelhos fixos convencionais, as borrachinhas tendem a perder a sua força. Já nos aparelhos autoligados, em que o arco é preso pelo próprio braquete, as visitas são mais espaçadas. Tudo depende da orientação do seu dentista.

Portanto, a falta de manutenção é diretamente ligada ao atraso do tratamento, uma vez que a força deixará de ser aplicada. Além disso, caso os acessórios não sejam trocados, podem começar a acumular placa bacteriana. Aí, pode prejudicar também a sua saúde bucal.

Higiene bucal também é fundamental para o sucesso do tratamento

Engana-se quem pensa que colocar o aparelho resolve todos os problemas. Na verdade, ele intensifica os cuidados que você deve ter com sua saúde bucal. A higiene é um dos fatores que você deve prestar mais atenção. Como o tratamento pode dificultar a higienização, é necessário investir em acessórios que facilitem essa rotina. Por exemplo, prefira escovas interdentais e o passa fio, para garantir que não haja nenhum resto de alimento preso ao seu aparelho.

O que pode acabar antecipando as consultas de manutenção?

Muitos pacientes acabam tendo que voltar antes do previsto ao dentista. Isso ocorre por conta de alimentação ou do uso de objetos inadequados. Saiba quais hábitos podem fazer você correr para uma consulta!

A partir do momento em que o aparelho é colocado, você deve evitar alimentos muito duros ou pegajosos. Eles podem estragar, por acidente, alguma peça e machucar sua boca. Além disso, fuja dos palitos de dente. Eles podem danificar seu aparelho e sua gengiva também, caso escape.

Muitos pacientes podem sentir dor até três dias após as consultas de manutenção. Isso porque, a força utilizada por ele foi modificada, pressionando seus dentes. Isso não é motivo para nervosismo. O desconforto pode ser aliviado com uma alimentação pastosa e líquida, além de evitar movimentos bruscos.

Seguindo nossas dicas, portanto, você deve ter um tratamento de sucesso. Se quiser saber mais, entre em contato com nossa equipe e agende agora mesmo sua avaliação.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado