Limpeza dentária dói?

Limpeza dentária não dói! É comum sentir um desconforto, mas a limpeza não provoca dor. O que pode acontecer são sensações diferentes para cada paciente, principalmente aqueles com problemas gengivais ou com sensibilidade. Nesses casos, é possível conversar com o profissional para que ele use anestesias locais para aliviar.

Para ter uma boa higiene bucal, o paciente precisa de uma rotina de higienização adequada. O ideal é que seja feita escovação pelo menos três vezes ao dia, assim como uso de fio dental. No entanto, a cada seis meses, é necessária a realização de limpeza dentária. A limpeza é um procedimento feito no consultório do dentista, com materiais e produtos de uso exclusivamente profissional.

Um dos equipamentos utilizados é um aparelho de ultrassom. Em alguns casos, também é utilizado o jato de bicarbonato. Durante a limpeza, o dentista faz uma raspagem para remover a placa bacteriana acumulada e alisar a superfície do dente. Assim, no futuro, menos bactérias devem se fixar no dente.

O objetivo é remover todos os resquícios da placa bacteriana, aquela que acumula mesmo mantendo a escovação em dia. Quando não é feita a limpeza e a placa bacteriana não é removida, ela se mineraliza e passa a ser um cálculo ou tartáro. A consequência é a ocorrência de doenças bucais, como gengivite e cárie.

Mantenha uma rotina de limpeza bucal organizada

A melhor maneira de prevenir doenças bucais é mantendo a rotina de higiene. Escovar bem os dentes e usar fio dental diariamente é obrigatório. Além disso, ingerir alimentos balanceados e evita comer doces entre as principais refeições são bons hábitos a serem incluídos na rotina.

Ao escolher produtos para a higiene bucal, como creme dental e enxaguante bucal, é preferível optar por aqueles que contêm flúor. Isso porque ele ajuda a reduzir o risco de cárie, já que ele altera a estrutura do dente, tornando-o mais resistente ao ataque ácido das bactérias.