Motivos para não parar o tratamento ortodôntico: veja!

Colocar o aparelho ortodôntico é o sonho de muitas pessoas. Dar os primeiros passos para conquistar um sorriso alinhado e ter de volta a confiança para sorrir é fundamental. Afinal, o sorriso é um dos nossos principais cartões de visitas. Porém, com o passar dos meses, o paciente pode ficar entediado ou, até mesmo, com preguiça de ir às consultas. Isso é um erro muito comum. Portanto, vamos falar a seguir sobre os motivos para não parar o tratamento ortodôntico. 

De maneira comum, os pacientes que utilizam o Aparelho Metálico convencional, precisam ir mensalmente ao dentista. Isso porque, é preciso trocar as borrachinhas e os fios, a fim de trazer ao paciente o resultado planejado. Seja por falta de tempo ou, até mesmo, por esquecimento, algumas manutenções podem ficar para trás.

No caso do Aparelho Autoligado, onde o fio é preso no próprio bráquete, o paciente tem manutenções mais espaçadas. Elas variam de 45 a 60 dias. Porém, também pode acabar esquecendo ou, até mesmo, querer desistir do tratamento.

Assim como os aparelhos fixos, o Alinhador Estético, que é totalmente removível, também precisa de tempo e idas regulares ao dentista. Para acompanhar o tratamento e ver a evolução do paciente, é preciso que ele esteja na clínica, a fim de acompanhar o passo a passo.

As visitas ao dentista, em todos esses casos, são fundamentais. Por isso, recomendamos que o paciente não abandone seu tratamento. A atitude pode provocar danos maiores à arcada dentária. Leia abaixo sobre os motivos para não parar o tratamento ortodôntico.

Motivos para não parar o tratamento ortodôntico

Interromper o procedimento, seja ele fixo ou removível, sem a autorização do dentista pode causar muitos danos à sua saúde bucal. Isso ocorre porque o tratamento ortodôntico faz grandes movimentações em sua arcada dentária. Com isso, retirar o aparelho em casa ou simplesmente desistir de continuar indo às manutenções, não é a solução. Veja mais motivos para não parar o tratamento ortodôntico:

Você perde o progresso já conquistado

Desde o primeiro mês de tratamento, sua arcada dentária já possui importantes movimentações. Isso porque, o aparelho atua para deixar seu sorriso alinhado. Com a interrupção do tratamento, os dentes tendem a voltar para a posição normal. E, mais do que isso, caso você queira retomá-lo, talvez precise recomeçar.

Ao ir à manutenção, o dentista consegue analisar a evolução do seu tratamento e fazer possíveis ajustes. Sem elas, como a arcada já apresenta modificações, é possível que exista comprometimento dos ossos da região. Por consequência, isso pode causar problemas futuros.

Dificuldade de higienização

Quem possui dentes desalinhados tem uma maior dificuldade para higienizá-los. Isso porque, por não estarem totalmente retinhos, fica mais difícil até mesmo o processo de passar o fio dental. Portanto, com o aparelho ortodôntico ali, sem manutenção, há grandes chances de restos de alimentos ficarem no local. Com isso, o surgimento de cáries, mau hálito e gengivite acaba por ser uma consequência.

Perda dentária

Os resultados do aparelho dentário aparecem por conta do trabalho do profissional. Por conta disso, todas as movimentações são acompanhadas a cada consulta de manutenção. Com isso, o dentista realiza os ajustes necessários. Caso não haja o acompanhamento, pode haver o amolecimento dos dentes e, por fim, a queda dos elementos.

Tempo de tratamento aumentado

Com tudo isso, além de prejudicar a estética e a funcionalidade da sua saúde bucal, o tempo de tratamento também aumenta. Isso porque, caso você queira reiniciar o procedimento ou, até mesmo, ir para o Alinhador Estético ou outro modelo de aparelho dentário, irá ter que recomeçá-lo. Um tratamento de dois anos pode, facilmente, se estender para mais um ou dois anos além do tempo estimado.

Já li os motivos para não interromper o tratamento ortodôntico, mas preciso mesmo pará-lo. E agora?

Você leu nosso conteúdo e, mesmo assim, precisa mesmo retirar o Aparelho Ortodôntico? Então, busque sempre um profissional qualificado para essa tarefa. Ele realizará exames e raio-x, a fim de determinar o quanto sua saúde bucal será afetada. Apenas com um profissional qualificado, você pode ter a certeza que não será prejudicado.

Com a Dental Arte, você encontra especialistas em Ortodontia. Portanto, pode planejar seu tratamento mês a mês e garantir que seu sorriso estará sempre em boas mãos. Não perca mais tempo e fale com nossa Equipe!

Agende sua Avaliação conosco e tire suas dúvidas. São mais de 30 clínicas no RS e em SC, prontas para fazer você sorrir ainda mais! Não perca mais tempo e dê este passo hoje mesmo!

 

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.