O que fazer com um dente quebrado?

O sorriso é uma das primeiras coisas que chama atenção no rosto de qualquer pessoa. Um sorriso bonito e saudável inspira mais confiança e autoestima, além de abrir portas e facilitar relações. Mas, às vezes, algumas situações como traumas ou acidentes podem acabar danificando os dentes. Além disso, o ranger excessivo ou mesmo apertar demais a mandíbula pode causar o mesmo efeito, quebrando-os. Mas, afinal, o que fazer com um dente quebrado?

Um dente quebrado ou trincado acaba por assustar. Se for em um local mais visível, traz insegurança e nervosismo. Mas não se preocupe! Dente quebrado tem solução, e, independente da causa, você pode recuperar o seu sorriso.

Como saber se meu dente está trincado?

Fique atento a possíveis dores que possam ocorrer quando você morde algum alimento ou ingere algo com a temperatura muito quente ou fria. A sensibilidade pode ser um sinal de que algo não vai bem.

Leia: O que fazer para parar a dor de dente?

O que fazer com meu dente quebrado?

Independente do motivo, existem diversas formas de corrigir um dente quebrado, mas o tipo de tratamento adequado será recomendado pelo seu dentista. Porém, você pode conhecer alguns tipos abaixo.

Lentes de contato: A técnica serve para dentes desgastados ou com pequenas fraturas. As lentes de contato dentais são peças lâminas finas, feitas de porcelana. O processo, extremamente detalhado, é completamente indolor e não prejudica os dentes de nenhuma maneira, além de proteger o dente de futuros baques. Além disso, serve para amenizar o amarelamento ou manchas, dentes desalinhados e com algum espaço entre eles.

Restauração direta: Nessa opção, o dentista reconstrói a parte danificada com resina, aplicando o material direto no dente. Traz uma aparência mais agradável e harmônica ao sorriso, uma vez que a matéria-prima é da mesma cor do sorriso do paciente.

Restauração indireta: Conhecidas como onlay, a técnica mais duradoura e estética é indicada para casos nos quais a área a ser restaurada é muito grande. O laboratório de prótese confecciona as peças em porcelana, baseadas no molde enviado pelo dentista. Com isso, o paciente pode ter mais confiança ao sorrir.

Coroa dentária: Caso o dano seja mais extenso, talvez seja necessário a colocação de uma coroa dentária. Feita com materiais como cerâmica ou porcelana, a técnica é utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte da coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente quebrado, também serve para melhorar sua aparência, o formato ou alinhamento dos dentes no arco.

Não se assuste

Quando houver uma fatura, procure assim que possível o dentista. Alguma das soluções acima pode ser a indicada para o seu caso. Caso tenha recuperado a parte perdida do dente, leve-o para o para clínica. O dentista será capaz de analisar e diagnosticar através dele a causa e o tipo de dano.

Prevenção

É possível ter alguns cuidados para fortalecer seus dentes. Uma boa alimentação, rica em alimentos saudáveis é fundamental. Evite, se possível, alimentos e bebidas cítricas, que podem acabar causando desgaste no esmalte. Isso pode deixar os dentes mais sensíveis e fracos. Também evite açúcares e refrigerantes, além do hábito de fumar.

Uma boa escovação, com uma escova de dentes de cerdas macias, pasta de dente com flúor e o uso diário do fio dental também contribuem para cuidar da sua saúde bucal. E não esqueça: visita regularmente seu dentista para evitar surpresas.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado