O que fazer para parar a dor de dente?

O que fazer para parar a dor de dente? O problema é uma das queixas mais frequentes nos consultórios dentários. Porém, nem sempre é possível se consultar imediatamente com um especialista. Portanto, entender a causa pode auxiliar a diminuir o desconforto até haver condições de buscar orientação com um dentista. 

Motivada por diversos fatores, a dor de dente pode ou não estar diretamente relacionada com a estrutura dentária. Outras doenças podem ser a causa, como a sinusite, que causa pressão nos seios nasais, o que pode causar dores nos dentes superiores. Além disso, a pressão causada por gripes ou resfriados também pode ser o problema. 

Dor de dente causada por infecção

Em geral, as dores de dente são causadas por conta de uma infecção proveniente de uma cárie que atingiu a polpa (nervo) do dente, que provocou um abscesso no tecido e no osso adjacentes. Nesse caso, é preciso de exames para descobrir a origem da infecção, uma vez que o tratamento pode exigir antibióticos.

Dor de dente causada por doença na gengiva

Nesses casos, a dor no dente ocorre quando a doença na gengiva é grave, como em um quadro de periodontite e pode ser tratada com a remoção da parte irritada no entorno dos dentes. Para evitar uma reincidência, visitas preventivas regulares ao dentista e a realização de uma limpeza dentária podem prevenir o problema.

Dor de dente causada por trauma, bruxismo ou mordida imperfeita

Caso a dor seja originária de um desses motivos, é sempre aconselhável buscar a opinião profissional. Um trauma pode, além de afetar a estética do seu sorriso, provocar problemas em funções como a fala, mastigação e na mordida. Dentes apinhados ou tortos também podem causar dor, entre os motivos, por conta da dificuldade de higienizá-los adequadamente.

Já no bruxismo, o ranger excessivo dos dentes pode causar a dor. Uma das causas pode ser o estresse e um dos possíveis tratamentos é o uso de um protetor bucal.

O que fazer para aliviar a dor de dente?

Caso não seja possível ir até o dentista, algumas soluções podem servir como paliativo para o desconforto. Em caso de inflamação, evite consumir bebidas muito quentes ou geladas, para evitar ampliar a sensibilidade no local. Comidas açucaradas também não são recomendadas.

Medicamentos

O uso de medicamentos como a benzocaína aplicadas diretamente no dente também podem auxiliar no alívio da dor em curto prazo. Para isso, procure seu dentista para mais recomendações. Os analgésicos podem dar algum conforto enquanto você aguarda sua avaliação. Mas, lembre-se que a automedicação não é recomendada, uma vez que ela pode prejudicar o diagnóstico do seu problema, atrasando a solução. Portanto, sempre busque um profissional qualificado.

Saúde bucal em dia

Quando há a dor de dente, muitos pacientes ficam com medo de higienizar a área atingida. Caso haja muito desconforto com a escovação diária e o uso de fio dental, utilize enxaguantes bucais. Em suma, a ação do produto alivia o desconforto e promove a limpeza necessária.

Porém, nunca deixe de procurar um profissional e realizar uma avaliação, uma vez que problemas não tratados devidamente podem causar danos maiores, como o comprometimento da raiz do seu dente, que pode vir a causar até mesmo uma extração.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado